Megaestrutura de festival, retorno de Ivete e responsabilidade social: os detalhes por trás do São João da Thay 2023


Ao g1, diretor-geral do São João da Thay compartilhou alguns detalhes da iniciativa. Evento que reúne música, cultura maranhense e solidariedade, acontece em 7 de junho, em São Luís, já entrou para o calendário cultural do estado. Veja fotos do São João da Thay, que encantou milhares de pessoas em São Luís
Matheus Soares/Grupo Mirante
Há menos de um mês para o grande dia, os preparativos para mais uma edição do São João da Thay, promovido pela atriz e influenciadora maranhense, Thaynara OG, seguem a todo vapor em São Luís. O evento que reúne música, cultura maranhense e solidariedade, já entrou para o calendário cultural do Maranhão e a cada ano, desponta no cenário nacional devido a qualidade artística, compromisso com o público e o social.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A iniciativa carrega valores que vão além da promoção da cultura maranhense para todo o país e, agora, graças a velocidade das redes sociais, para o mundo. Todo o lucro do evento será revertido para entidades maranhenses apoiadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
E apesar de muitos detalhes ainda estarem sob sigilo, esta edição do evento promete transformar o cenário cultural do Maranhão. Uma das grandes novidades é a megaestrutura, típica de grandes festivais e nunca antes vista em São Luís, que deve contar com efeitos especiais, elementos cenográficos de tirar o folego, exaltando a cultura popular maranhense.
Ao g1, Bruno Lima, o diretor-geral do São João da Thay, diz que essa estrutura de festival que será é um dos grandes diferenciais para a atração, que acontece em 7 de junho, no estacionamento do São Luís Shopping, em São Luís. O palco tem cerca de 50 metros de comprimento e foi pensado para que o público tenha a melhor experiência.
“Cada edição que a gente vive, a gente busca ser melhor e dar um passo a mais. Esse ano, a gente quis assumir uma estrutura de festival, com palco grande, com cenografia, com efeito, com uma estrutura mais dividida. Esse ano as pessoas podem sim esperar a estrutura de um grande festival, estrutura que a gente nunca teve e nunca viu”, explicou Bruno.
Bruno Lima, diretor-geral do São João da Thay
Arquivo pessoal
Beleza, brilho e alegria são, sem dúvidas, algumas das coisas que fazem parte do São João da Thay. Entretanto, neste ano, a responsabilidade ambiental também entra no foco do evento. Bruno Lima explica que a intenção é causar o menor impacto possível ao meio ambiente, com emissão zero de carbono.
“A responsabilidade ambiental também é muito importante. Por isso, estamos pensando em fazer um evento com o menor impacto possível no meio ambiente, estamos buscando certificação de carbono zero, o mínimo possível de produção de lixo, de impressões gráficas, justamente para ter um evento com responsabilidade sócio ambiental”, disse o diretor-geral.
‘Made’ in MA
Veja fotos do São João da Thay, que encantou milhares de pessoas em São Luís
Matheus Soares/Grupo Mirante
Apesar de ser pensado e desenvolvido por Thaynara OG, o São João da Thay é uma iniciativa que toma forma, todos os dias, graças ao suporte de muitas mãos talentosas.
De acordo com Bruno Lima, cerca de 95% da mão de obra direta do evento é composta por profissionais maranhenses e nordestinos, ressaltando a responsabilidade da influenciadora em enaltecer a qualidade dos fornecedores locais, colocando o Maranhão e os conterrâneos ‘no mapa’.
“É uma equipe genuinamente maranhense. 95% da nossa mão de obra é maranhense já que um dos objetivos do São João da Thay é trazer autoestima para o nosso povo e fazer com que São Luís seja palco de grandes eventos. São Luís tem poucos grandes festivais, para vir para cá não é fácil devido a logística, falta muitas opções de voo e não é uma cidade próxima de grandes centros urbanos”, disse.
A expectativa é que o São João da Thay impacte, direta e indiretamente, mais de duas mil pessoas, entre produção interna, externa, empresas terceirizadas, patrocinadores, grupos folclóricos e equipe dos mais de dez artistas nacionais e regionais, que farão parte desta edição do evento.
O retorno de Ivete
Ivete Sangalo
Max Haack/Ag Haack
Sem dúvidas, uma das grandes surpresas desta edição do São João da Thay, é o show da cantora baiana Ivete Sangalo, que retorna aos palcos maranhenses após 12 anos. Ao g1, Bruno Lima garante que o show será completo e repleto de muitas surpresas que estão sendo preparadas, com carinho, para o público.
“Sem dúvidas, o show da Ivete Sangalo depois de 12 anos sem vir ao Maranhão, é uma das grandes novidades do São João da Thay. Ela está preparando um show muito especial, feito com carinho para o público daqui e tenho certeza que vai emocionar”, conta.
Cantor brasileiro Leo Santana
Divulgação
Junto com Ivete Sangalo, também vão se apresentar os cantores Léo Santana e Matheus Fernandes, que prometem shows eletrizantes que vão levar o público ao delírio. Entretanto, a lista de atrações não para por aí.
Também se apresentam, em participações especiais, a cantora maranhense Alcione, Klessinha, Fabrícia, DJ Felipe Mar, Thiago Pantaleão, Only Fuego, Emanuel Ferraro, Luan Costa, Fernando e Franco e, Flávia Bittencourt.
Companhia Barrica brilhou no São João da Thay.
Divulgação/Instagram
E um dos grandes destaques da noite será também as apresentações de grupos folclóricos da cultura popular maranhense que, com sua beleza e ritmos contagiantes, embalam os apaixonados pelo São João do Maranhão.
Se apresentarão, neste ano, o Cacuriá de Dona Teté, Companhia Barrica, Tambor de Crioula de Leonardo e os bois de Morros, Santa Fé, Majestade de Rosário e Novilho dos Lençóis.
Ingressos
Os ingressos para o São João da Thay estão disponíveis para a venda pela internet. O público também pode adquirir as entradas na loja física do evento, localizada no São Luís Shopping, no bairro Jaracaty, em São Luís.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.