Na Amsop, diretoria da Itaipu promete ampliar projetos e recursos para o Paraná

O projeto de calçamento para os municípios da região pode se transformar em asfalto.

O auditório da Amsop estava lotado de lideranças da região, com prefeitos, vice-prefeitos.

Da assessoria e JdeB – Todos os 42 municípios do Sudoeste, através de seus prefeitos e vice-prefeitos, estiveram na Amsop, em Francisco Beltrão, para um encontro com a diretoria da Itaipu Binacional e as deputadas Luciana Rafagnin (PT, estadual) e Gleisi Hoffmann (PT, federal). O diretor-geral da empresa, Ênio Verri, não esteve presente por questões de agenda, mas, foi representado pelo diretor de coordenação da Itaipu, Carlos Carboni (de Capanema).

Na sua fala, ele deixou aberta a possibilidade aos prefeitos de transformar o projeto de calçamento em asfalto — apresentado pela Amsop à Itaipu em 2021, seriam quatro quilômetros de calçamento em cada um dos 42 municípios da região (o que totalizaria 168 quilômetros e um investimento de aproximadamente R$ 50 milhões) —, conforme critérios de viabilidade estabelecidos pela empresa. E, também, apresentou os demais programas da usina voltados para os municípios na área de infraestrutura e desenvolvimento urbano e rural.

“Nós temos novas diretrizes, um novo projeto para o País, então, a Itaipu pode colaborar com soluções para o desenvolvimento do Paraná e do Sudoeste também, aportar recursos e ajudar na infraestrutura, sempre com visão social e ambiental”, explicou Carboni. “Desde o período de transição de governo, no ano passado, falávamos com as deputadas Gleisi e Luciana que o Sudoeste seria contemplado nos projetos da Itaipu”, acrescentou.

Conduzido pelo presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Ânderson Barreto, o encontro foi “uma reunião de trabalho”, como ele frisou. “A partir desse ano, com a mudança na diretoria da Itaipu, nós retomamos as conversas sobre esse projeto dos calçamentos, por intermédio das deputadas Luciana e Gleisi. É um projeto muito significativo e que, certamente, irá melhorar, sobremaneira, a qualidade de vida dos nossos sudoestinos”, pontuou Ânderson

A deputada Luciana disse esperar que “com essa parceria, entre o Sudoeste e a Itaipu, poderemos garantir mais desenvolvimento e qualidade de vida à população da região”.

“A Itaipu vai começar a cumprir um papel importante no desenvolvimento do Paraná daqui pra frente. É uma empresa grande, uma empresa forte e agora terminamos de pagar a dívida da construção da Itaipu. Então, isso dá condições para a empresa aumentar o seu investimento em mais municípios”, destacou a deputada Gleisi.

O post Na Amsop, diretoria da Itaipu promete ampliar projetos e recursos para o Paraná apareceu primeiro em Jornal de Beltrão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.