Estudantes de Bagé premiados em competição da Nasa conhecem astronauta mais jovem a pisar na lua; VÍDEO

estudantes-de-bage-premiados-em-competicao-da-nasa-conhecem-astronauta-mais-jovem-a-pisar-na-lua;-video

estudantes-de-bage-premiados-em-competicao-da-nasa-conhecem-astronauta-mais-jovem-a-pisar-na-lua;-video


Aos 87 anos, Charles Duke participa de exposição espacial em Canela, na Serra do RS. Estudantes de Bagé conhecem astronauta da Nasa que esteve na lua
Os alunos de uma escola pública de Bagé, na Fronteira Oeste do RS, que tiraram 3º lugar em uma competição da Nasa, conheceram nesta quarta-feira (10) o astronauta mais jovem a pisar na lua. Os estudantes da equipe que ficou conhecida como Robotchê participaram de uma exposição temática em Canela, na Serra do RS, que teve a presença do astronauta Charlie Duke.
Alunos de Bagé ficam em 3º lugar em competição da Nasa
Estudantes são recebidos com festa após pódio em competição
Sofia Quadros, de 15 anos, Bernardo Freitas, de 16, Isabélli Marques, também com 16, e Carlos Eduardo Munhoz, de 18, formaram a única equipe brasileira disputando a Nasa Human Exploration Rover Challenge (HERC), uma competição da agência do governo norte-americano entre estudantes que premia os que tiverem melhor produção, eficiência, design e autenticidade. Estavam inscritas outras 60 equipes de 10 países.
“Olha, foi inesperado. Foi muito gratificante para mim conversar com uma pessoa tão importante. Ele é um dos poucos astronautas ainda vivos”, comemorou Bernardo.
Em 1969, Duke comandou o pouso da missão Apollo 11 direto do Centro de Controle da Nasa. E, em 1972, ele passou três dias na lua.
“Vai ser muito emocionante pra eles, tenho certeza. Não tínhamos nada disso quando eu era criança, não tinha programa espacial, então, para se motivar e ver a emoção dessas crianças enquanto andam por aqui, é realmente maravilhoso. Eu recomendaria a toda escola pública no Brasil ver essa exposição, é fantástica”, disse Duke durante o evento.
Os estudantes deram os primeiros passos no mundo da tecnologia espacial no mês passado, quando conquistaram o terceiro lugar ao apresentar o protótipo de um carrinho sem baterias movido a pedaladas para circular na superfície da lua e de marte.
Se a experiência de participar da competição nos Estados Unidos já foi inesquecível para os estudantes, conversar de perto com um dos 12 seres humanos que pisaram na lua alimenta ainda mais o sonho deles.
“É o sentimento de saber que a gente está evoluindo e fazendo tudo para a humanidade inteirinha melhorar, não só a exploração espacial, mas todas as tecnologias do mundo inteiro”, diz Isabelli.
Astronauta Charlie Duke conheceu alunos de Bagé durante evento em Canela
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.