Maior pista de skate street de SC é realização de ‘sonho’, mas precisa reparo e cuidado

maior-pista-de-skate-street-de-sc-e-realizacao-de-‘sonho’,-mas-precisa-reparo-e-cuidado

maior-pista-de-skate-street-de-sc-e-realizacao-de-‘sonho’,-mas-precisa-reparo-e-cuidado

Inaugurada há uma semana, em Florianópolis, a maior pista de skate street de Santa Catarina é quase uma unanimidade entre os usuários. A estrutura, apontada como sendo de primeira linha, ainda precisa de reparos. Problemas de acabamento e primeiros sinais de vandalismo também foram encontrados no local.

Pista de skate park Trinda Times, em Florianópolis - Diogo de Souza/ND
1
3

Pista de skate park Trinda Times, em Florianópolis – Diogo de Souza/ND

Pista virou a grande 'xodó' dos amantes da modalidade; pista de alto nível - Diogo de Souza/ND
2
3

Pista virou a grande ‘xodó’ dos amantes da modalidade; pista de alto nível – Diogo de Souza/ND

Placa indica as modalidades que podem ser praticadas na pista - Diogo de Souza/ND
3
3

Placa indica as modalidades que podem ser praticadas na pista – Diogo de Souza/ND

A reportagem do Arena ND+ esteve no local, por meio da reportagem de bicicleta, conversou com atletas, verificou o espaço e circulou pelos mais de dois mil metros quadrados de estrutura.

A Trinda Times, localizada na praça Jornalista Gustavo de Lacerda, bairro Trindade, foi inaugurada no último sábado (6) e é celebrada como a maior de Santa Catarina.

A construção chancela Florianópolis a sediar, inclusive, disputas mundiais da modalidade que passou a ser olímpica desde a última edição dos jogos, em Tóquio-JAP.

Desportistas

Autorizada para o uso de skate, patins e patinete, o skate acaba se sobressaindo na estrutura. Uma condição mais que natural em uma cidade que tem representantes – e medalhista – Olímpicos.

“Isso aqui é um sonho, pode ter certeza que daqui a gente vai colher vários frutos”, projetou Kaíque Silva, 28, que é skatista profissional há 10 anos e morador de Florianópolis há 20.


Kaique Silva é skatista há de anos e fala em “realização de um sonho” – Vídeo: Diogo de Souza/ND

“Esse lugar aqui já vibrava muito a energia do skate, já tinha muita gente boa, muitos atletas que nasceram aqui nessa região. A pista nova ficou excelente, muito bem feita. A galera de Floripa merecia uma pista desse nível”, endossou Marcos Gabriel, que também é skatista profissional e morador do Rio Vermelho, Norte da Ilha de Santa Catarina.

Alerta de segurança na estrutura

Há um ponto, no entanto, testemunhado pela reportagem que requer mais cuidado. Fica no lado da rua Osmarino de Deus Cardoso, frente ao prédio da Secretaria de Saúde de Florianópolis.

Lado virado para a rua Osmarino de Deus Cardoso, em frente a Secretaria de Saúde; local precisa de alguma proteção em relação à rua – Foto: Diogo de Souza/ND

Sem cercado, cordão ou qualquer outra proteção, o local tem um vão que sai direto na rua onde os veículos trafegam em velocidade ascendente, logo após sair da avenida Beira-Mar Norte.

“Pode acontecer do skatista perder o equilíbrio e o skate sair em direção a rua. Aliás isso já aconteceu mais de uma vez”, apontou um dos praticantes.

A própria reportagem, ao acompanhar o movimento, testemunhou um dos skates que ser perderam na rua, logo após desequilíbrio do atleta. Por sorte o atleta se desvencilhou e o skate percorreu a rua em um momento que não passavam carros.

Obra ainda inacabada no referido local, no mapa

“Uma hora vai dar um acidente, se ficar assim”, apontou outro pedestre que passava no local e testemunhou a ocorrência.

Acabamento e vandalismo

Entregue no primeiro sábado do mês de maio, a obra da Trinda Times ainda tem acabamentos a serem concluídos. A jardinagem, ao redor da pista, está incompleta.

Nem a placa da prefeitura, que anuncia o início, o término e o valor investido na obra, não foi retirada. A grama começou a ser plantada mas, de acordo com o cenário, ainda não foi concluída.

Placa da obra realizada ainda não foi retirada do local – Foto: Diogo de Souza/ND

Algumas pichações, ainda que ao redor, já apontam algumas demarcações irregulares no local. Os desportistas, no entanto, admitem fiscalizar para que isso não aconteça, principalmente, na pista.

“É triste porque têm umas pessoas que vêm aqui, simplesmente, para marcar território, para taguear território. Isso não pode acontecer na pista”, observou outro atleta amador.

O que diz a prefeitura

Em contato com a prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, a informação é que a obra refente ao paisagismo deve ser concluída no prazo de um mês.

Já no que diz respeito a depredação e pichação, aí já é uma questão com a segurança do município e até mesmo do Estado, que tem controle de monitoramento do local.

Trinda times

A pista recebe oficialmente o nome de “Trinda Times”, como era chamada uma antiga pista que existiu na praça, em homenagem ao skatista Eduardo de Oliveira Coelho Pinto, falecido em 2001, aos 14 anos.

Pista de skate localiza na Praça Jornalista Gustavo Lacerda – Foto: Diogo de Souza/ND

A partir de agora a área superior a 2 mil metros quadrados é considerada a maior de Santa Catarina, sendo cinco vezes superior a maior do tipo existente até então, que fica na Beira-Mar Continental, de menos de 400 metros quadrados.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.