Da Suíça à Nova Caledônia: ilustrador da periferia conquista mercado internacional com arte hiper-realista: ‘Prática e paciência’

da-suica-a-nova-caledonia:-ilustrador-da-periferia-conquista-mercado-internacional-com-arte-hiper-realista:-‘pratica-e-paciencia’

da-suica-a-nova-caledonia:-ilustrador-da-periferia-conquista-mercado-internacional-com-arte-hiper-realista:-‘pratica-e-paciencia’


David Pereira Dias, de 29 anos, chega a levar mais de um mês para finalizar desenhos, trabalhando de seis a oito horas por dia. Ilustrações são inspiradas na cultura pop. Desenho feito por ilustrador de Campinas (SP) com personagens do filme Avatar
David Dias/Redes sociais
Morador do Jardim São Domingos, na periferia de Campinas (SP), o artista David Pereira Dias, de 29 anos, viu suas ilustrações hiper-realistas chegarem ao outro lado do mundo ao receber encomendas de países como Suíça e Nova Caledônia, um arquipélago a cerca de 1.500 km de distância da Austrália.
No caso da Suíça, o ilustrador conta que enviou recentemente ao país um desenho dos personagens do filme Avatar adquirido por cerca de US$ 2 mil. Segundo David, o processo de criação da ilustração levou cerca de 40 dias, trabalhando de seis a oito horas por dia.
“Eu aprendi tudo por conta própria. Tudo que eu sei fazer hoje em dia foi questão de muita prática e paciência. Via alguma coisa ou outra na internet, algum vídeo para aprender alguma coisinha que eu não sabia. Foi muita prática, tentando melhorar até chegar ao ponto em que estou hoje”, conta.
David Dias, ilustrador de Campinas (SP), faz desenhos hiper-realistas
David Dias/Arquivo pessoal
Cena de filme ou ilustração? Faça o teste e descubra!
Uma década de arte
O desenho entrou na vida do campineiro como uma distração em 2013, quando David estava no primeiro ano da faculdade de administração. As primeiras ilustrações eram simples, sempre com a temática de personagens de séries e filmes.
“De lá para cá eu fui tentando melhorar aos pouquinhos, né? Fui praticando bastante, desenhando todo dia e consequentemente fui melhorando, deixando os desenhos mais realistas. […] Aos poucos eu fui vendo que era exatamente a área que eu gostava mais”, relembra.
Dez anos depois, as artes de David ainda giram em torno da cultura pop e de filmes e séries que ele acompanha. Atualmente, o artista trabalha exclusivamente com ilustrações e afirma que 90% de seus clientes são de outros países.
“O pessoal daqui [do Brasil] gosta muito, tem muita vontade de ter um desenho, só que o custo é muito alto. Sempre que alguém daqui pede uma encomenda, eu tento fazer um valor bem baixo, só que eu não posso fazer muito barato porque os materiais que eu uso são muito caros. Eu tenho que importar todos de fora, porque aqui no Brasil não vende, e o custo para produzir sai muito alto”, explica.
David Dias, ilustrador de Campinas (SP)
David Dias
Lápis de cor, marcadores e canetinha
A riqueza de detalhes e cores nas ilustrações, feitas sempre com lápis de cor, marcadores e canetinha, requer tempo. Para obras em tamanho A4, ou uma folha sulfite comum, por exemplo, o ilustrador relata que o processo leva cerca de cinco a sete dias.
“Quando eu faço o desenho assim, bem realista, por incrível que pareça a parte mais difícil desses desenhos são os fundos deles. Não o personagem em si. O fundo chega a ser bem mais complicado do que o próprio personagem”, conta David.
Acumulando 86,6 mil seguidores no Instagram e uma demanda crescente de encomendas, o ilustrador ainda vê o desenho como um momento de descontração e vislumbra a possibilidade de, no futuro, ensinar outras pessoas a desenharem.
“Meu plano para o futuro é, com certeza, continuar nessa área. Evoluir bem mais, e quem sabe um pouquinho mais para frente pegar um pouco mais de conhecimento e criar um curso de desenho”, diz.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.