Comércio do ES deve abrir 6 mil vagas de empregos temporários; veja dicas de como ser efetivado

comercio-do-es-deve-abrir-6-mil-vagas-de-empregos-temporarios;-veja-dicas-de-como-ser-efetivado


Professora e pesquisadora em gestão de pessoas e comportamento organizacional da Ufes Kátia Vasconcelos disse que a partir de vagas temporárias que contratações efetivas podem surgir. ES tem mais de 6 mil vagas temporárias
Reprodução/RPC
O comércio do Espírito Santo vai oferecer novas vagas de empregos temporários neste fim de ano. Um dos motivos para o surgimento das oportunidades é o aumento das vendas esperadas para Black Friday e Natal. Serão abertas aproximadamente 6 mil vagas, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

O levantamento das vagas foi feito com base na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo análise da federação, o comércio será responsável por 66% do aumento das vagas.
A professora e pesquisadora em gestão de pessoas e comportamento organizacional da Universidade Federal do Espírito (Ufes) Kátia Vasconcelos disse que a partir de vagas temporárias que contratações efetivas podem surgir.
“A gente costuma dizer que as vagas temporárias são uma excelente forma para permitir que as pessoas tenham as suas primeiras experiências profissionais ou que consigam retornar ao mercado de trabalho caso ainda não tenham conseguido se inserir”, disse.
Apesar de ser um emprego temporário, existe a possibilidade dos candidatos serem efetivados ao fim do ano. Para se ter ideia, a taxa de efetivação deve ficar em torno de 12% do total de contratações, a depender da análise dos empresários com a chegada do ano novo.
“Os empregadores que fazem uso de vagas temporárias costumam afirmar que é a oportunidade que eles têm de observar novos profissionais”, destacou a professora Kátia.
Ela disse que a decisão da efetivação é algo que não depende exclusivamente do trabalhador, pelo fato de que conjuga algumas aspectos, como existência da vaga, condições econômicas e de mercado, sazonalidade.
Entretanto, ao desenvolver as atividades com altos níveis de engajamento e de capacidade, o profissional sinalizará ao empregador o seu interesse e compromisso, bem como as competências para fazê-lo.
“Por isso, acima de tudo, quem quer trabalhar precisa cuidar do seu desenvolvimento, realizando cursos, aprendendo novas habilidades e tendo boas capacidade de relacionamentos”, pontuou Kátia.
Kátia explicou que tem sido uma prática cada vez mais recorrente que empregadores utilizem o período temporário para observar novos trabalhadores e usar as informações para possíveis substituições, novas vagas e até mesmo manter o profissional no banco de vagas para futuro.
“Ou seja, é uma excelente oportunidade para quem está em busca do primeiro emprego ou precisa voltar ao mercado de trabalho”, ressaltou a especialista.
A professora deu mais dicas:
Capacidade de relacionamento com colegas de trabalho e clientes
Pontualidade
Iniciativa
Interesse pelo aprendizado.
Assiduidade

Oportunidades

A psicóloga especialista em gestão de recursos humanos Poliane Campos traz algumas dicas para os interessados aproveitarem as oportunidades.
“Mantenha-se atento, mantenha seu currículo atualizado, cadastre-se nos portais de vagas, entregue currículos no comércio em geral e faça cursos gratuitos na internet”, recomendou Poliane.
Dicas para montar um bom currículo
Para aproveitar as vagas, ter um currículo adequado é determinante. De acordo com Kátia Vasconcelos, é preciso ser direto nas informações.
“O currículo é o seu cartão de visitas. Se você tiver que entregar um currículo impresso ou enviar por e-mail, que esse documento possa ser o mais objetivo possível. A gente costuma dizer que uma página, duas páginas, no máximo. Profissionais que tenham poucas experiências profissionais podem buscar sintetizar isso em uma página de maneira muito objetiva”, reforça.
Para além disso, Kátia indica que é preciso constar no currículo um telefone de contato, um e-mail, nível de escolaridade, experiências e capacitações.
Nesse processo de construção do documento, ela ainda comenta que vale se atentar ao texto para evitar erros ortográficos e ter cuidado com o conteúdo transmitido.
Na perspectiva de Poliane Campos, para montar um bom currículo é necessário ser verdadeiro com as informações; colocar as empresas que trabalhou, com os períodos exatos; adicionar até mesmo os trabalhos informais, pois contam como experiência; e manter os dados de contato atualizados para eventuais chamados.
Capacitação para as vagas
Buscar capacitações é um diferencial para se destacar dentre os diversos candidatos. “É importante que os candidatos busquem capacitações, e hoje em dia nós temos muitas plataformas de cursos gratuitos”, comenta Kátia Vasconcelos.
Além do mais, a psicóloga Poliane Campos destacou que é válido realizar cursos, pois demonstra que o candidato está interessado e disposto.
“Procure fazer cursos de curta duração na área que você deseja se candidatar. Mesmo que você não tenha experiências, buscar cursos mostra que você está interessado naquela área”.
De maneira geral, é preciso estar preparado para o que o mercado tem a oferecer, e transparecer disponibilidade é um outro fator de suma importância.
“Esteja disponível, fique de olho nas oportunidades e seja flexível em relação aos horários de trabalho, já que muitas oportunidades são no comércio e tem um horário de funcionamento diferente”, finalizou.
Número de vendas
As vendas do comércio do estado fecharam o primeiro semestre de 2023 com um crescimento de 2,7% em relação ao ano de 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o setor de serviços registrou alta de 8,9% no primeiro semestre de 2023.
Fato é que as atividades econômicas em território capixaba estão em um ritmo mais desacelerado, em relação ao ano passado. Isso porque, no primeiro semestre de 2022, as vendas do comércio cresceram 8,6% e o volume de serviços registrou alta de 11%.
Apesar dos desafios, há expectativa de resultados melhores, uma vez que as festas de fim de ano trazem oportunidades para os negócios, como já registrado pela Fecomércio-ES.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.