Idosa de 115 anos é inspiração em São Luiz Gonzaga: ‘acho que não tem uma pessoa mais feliz que eu’

idosa-de-115-anos-e-inspiracao-em-sao-luiz-gonzaga:-‘acho-que-nao-tem-uma-pessoa-mais-feliz-que-eu’

idosa-de-115-anos-e-inspiracao-em-sao-luiz-gonzaga:-‘acho-que-nao-tem-uma-pessoa-mais-feliz-que-eu’


Dona Margarida Blanco tem oito filhos, 39 netos, mais de 100 bisnetos, além dos tataranetos. Ela chama a atenção pela lucidez e boa saúde. Idosa de 115 anos é inspiração em São Luiz Gonzaga
Reprodução/RBS TV
Uma idosa de 115 anos, de São Luiz Gonzaga, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, é inspiração para o Dia das Mães. Dona Margarida Blanco tem oito filhos, 39 netos, mais de 100 bisnetos, além dos tataranetos. Ela chama a atenção pela boa saúde e lucidez.
”Eu acho que não tem uma pessoa mais feliz que eu. Com essa idade que estou, eu me lembro dos meus filhos. Deus o livre, o que eu gostei de ser mãe. Porque criei tudo bem criadinho”, pontua a idosa.
Dona Margarida olha para o passado e se mostra satisfeita com a história de vida que construiu ao longo da trajetória centenária. A idosa usa a boa memória como aliada para projetar o futuro.
”Meu avô morreu com 120 [anos], e eu quero 125”, conta, aos risos, a aposentada.
O único problema de saúde dela é a dificuldade na audição. Os netos e bisnetos são privilegiados por essa convivência e sempre têm o que contar.
”Uma coisa que eu carrego comigo até hoje é uma oração que ela me ensinou quando eu era criança e eu rezo todos os dias antes de dormir. Não tem como falar da Margarida e não falar da espiritualidade dela, do bem-estar que ela transmite para nós, pros amigos, pra família, com o sorriso dela, com o olhar dela. Sou cheia de orgulho mesmo”, emociona-se a cirurgiã-dentista Nathana Kiwel.
A religiosidade é uma marca de Dona Margarida. No quarto de casa, há um altar para rezas, e uma das orações é destinada à pessoa que mais sente falta: a mãe dela.
”É o que mais marcou na minha vida. Quando eu tô ali, eu rezo por ela e choro, até hoje, porque era uma rica mãe”, reflete.
Dona Margarida contou que sua comida preferida era cabeça de porco. Agora, é ovo cozido com pedaços de pão.
E revelou à reportagem da RBS TV o segredo da longevidade.
”Só sei que estou vivendo, alegre, feliz, e quero viver o resto da minha vida assim. Alegre, feliz, bem contente”, descreve a mamãe centenária.
Aos 115 anos, Dona Margarida impressiona pela lucidez e boa saúde
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.