Família do interior de SP faz teste de QI e descobre que todos são superdotados: ‘Curiosidade surge do nada’, diz mãe

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Estado de São Paulo conta com 1.226 pessoas com capacidade intelectual acima da média. Dentes elas, 20 estão em Jundiaí e quatro na mesma família. Família do interior de SP faz teste de QI e descobre que todos são superdotados
TV TEM/Reprodução
Testes realizados pela Mensa, uma organização que identifica indivíduos superdotados, apontaram que o estado de São Paulo conta com 1.226 pessoas com capacidade intelectual acima da média. Dentre esses superdotados, 20 foram identificados em Jundiaí (SP), sendo quatro pessoas da mesma família.
A família Rebello é composta pelo pai, mãe e seus dois filhos adolescentes. Todos eles passaram pelo teste da Mensa, que constatou que são mais inteligentes do que 99% das pessoas da mesma faixa etária.
Tudo começou quando o professor universitário Marcos Paulo Ferreira Rebello decidiu realizar o teste da Mensa quando tinha cerca de 20 anos. Impressionado com os resultados, ele incentivou Ivana Rebello, que era sua namorada na época, a fazer o teste também.
Anos depois, já casados, eles tiveram dois filhos e decidiram submetê-los ao teste. Os resultados confirmaram que todos possuem habilidades intelectuais acima da média.
Maioria dos superdotados do estado de SP vivem em Jundiaí
Desde muito cedo, os pais perceberam a inteligência precoce de seus filhos. Anita Rebello, a filha mais nova começou a falar frases completas e a conjugar verbos com um ano de idade. Já Thiago Rebello, o filho mais novo, aos 4 anos já realizava cálculos mais avançados mentalmente.
O teste de Thiago apontou que ele é mais inteligente do que 99,9% dos adolescentes da mesma idade que ele. Além disso, ele demonstrou um talento musical excepcional, aprendendo a tocar piano e outros instrumentos musicais sozinho em poucas semanas.
Apesar das habilidades extraordinárias, a família Rebello enfrenta desafios, sobretudo no ambiente escolar.
“Às vezes eu terminava de copiar e fazer os exercícios tudo de uma vez e ficava sem ter nada para fazer. Quando eu era pequena eu chegava a simplesmente sair da sala para caminhar porque não tinha mais nada para eu fazer. Obviamente, os professores ficavam bem bravos comigo, diz Anita.
A mãe, Ivana, reconhece que seus filhos são extremamente curiosos e necessitam de estímulos adicionais para satisfazer suas necessidades intelectuais.
“Tem um microscópio em casa, tem um kit de química, mas não é um ‘kitzinho’ pequeno, são tubos de ensaio, um monte de substancias químicas, e um monte de coisas para reproduzir experimentos que eles têm curiosidade de fazer. A curiosidade surge do nada”, explica a mãe.
Psicólogos especializados em superdotação ressaltam a importância de oferecer um ambiente propício para o desenvolvimento desses indivíduos, uma vez que eles possuem um comportamento mais intenso e necessitam de desafios intelectuais adequados.
“Muitas vezes quando a gente vê reações emocionais na criança superdotada, que nos parece desproporcionais, a gente pensa ‘nossa porque essa criança tá reagindo desse jeito? Essa situação é minúscula’. É minúscula para nós, mas para ele chegou de um jeito mais intenso e ele precisa reagir também da mesma intensidade”, diz a psicóloga especialista em avaliação neuropsicológica Priscila Zaia.
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