Trump ameaça Rússia com sanções e tarifas, caso Putin não encerre guerra na Ucrânia

O ex-presidente Donald Trump ameaçou na quarta-feira (22) impor “altos níveis” de sanções à Rússia e tarifas sobre importações do país caso o presidente Vladimir Putin não chegue a um acordo para encerrar a guerra contra a Ucrânia.

A declaração foi feita em uma publicação nas redes sociais, no terceiro dia de Trump como presidente. Ele citou nominalmente Putin em seu aviso.

“Se não chegarmos a um ‘acordo’, e logo, não terei outra escolha senão impor altos níveis de taxas, tarifas e sanções sobre qualquer coisa vendida pela Rússia aos Estados Unidos e a vários outros países participantes”, escreveu Trump na Truth Social.

“Vamos acabar com esta guerra, que nunca teria começado se eu fosse presidente. Podemos resolver isso da maneira fácil ou difícil – e a maneira fácil é sempre melhor”, continuou.

“Está na hora de ‘FAZER UM ACORDO’. NENHUMA VIDA MAIS DEVE SER PERDIDA!!!”, concluiu Trump.

Trump e a guerra na Ucrânia

Durante sua campanha, Trump afirmou repetidamente que conseguiria encerrar a guerra na Ucrânia em um único dia caso fosse eleito para um segundo mandato não consecutivo na Casa Branca.

“Estão morrendo, russos e ucranianos. Quero que parem de morrer. E eu resolveria isso – resolveria em 24 horas”, declarou Trump em maio de 2023.

Apesar disso, a promessa não se concretizou imediatamente após sua posse na última segunda-feira (20).

A mensagem de Trump à Rússia nesta quarta-feira também destacou sua intenção de utilizar armas econômicas contra o país, estratégia que ele já havia ameaçado empregar contra aliados dos EUA, como México e Canadá, durante seu primeiro mandato, caso esses países não cedessem às suas exigências.

“Não quero prejudicar a Rússia. Amo o povo russo e sempre tive uma boa relação com o presidente Putin – apesar da farsa da ‘Rússia, Rússia, Rússia’ promovida pela esquerda radical”, escreveu Trump na Truth Social.

“Jamais devemos esquecer que a Rússia nos ajudou a vencer a Segunda Guerra Mundial, perdendo quase 60 milhões de vidas nesse processo”, disse.

“Apesar disso, farei à Rússia, cuja economia está em colapso, e ao presidente Putin um GRANDE FAVOR: resolvam agora e parem com essa guerra ridícula!”, afirmou Trump. “E SÓ VAI PIORAR.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

O post Trump ameaça Rússia com sanções e tarifas, caso Putin não encerre guerra na Ucrânia apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.