Carnaval de BH: prefeitura muda processo para cadastro de ambulantes; veja passo a passo


Serão disponibilizadas 14 mil credenciais, e cadastramento será feito de forma online, entre 23 e 30 de janeiro. Ambulante Carnaval de Belo Horizonte
Léo Lara/Divulgação PBH
O cadastramento de ambulantes que vão trabalhar no Carnaval de Belo Horizonte de 2025 será feito somente online, anunciou a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), nesta sexta-feira (17). Os profissionais precisarão comparecer pessoalmente apenas no momento da retirada da credencial (veja abaixo o passo a passo).
Serão oferecidas 14 mil credenciais para a comercialização de bebidas e adereços durante a festa – alimentos são proibidos – , o que representa uma redução de cerca de 35% em relação ao ano passado, quando o número passou de 20 mil.
Essa diminuição foi adotada após uma “análise detalhada”, segundo a presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Bárbara Mennucci, e para atender às solicitações dos próprios ambulantes.
“A associação de ambulantes trouxe a sugestão de 10 mil, mas fizemos uma ponderação entre a experiência do ano passado, o retorno que tivemos dos blocos e foliões, e chegamos em 14 mil para atender a festa”, disse.
Em 2024, as vagas eram ilimitadas. A falta de restrição rendeu comentários como “um ambulante por pessoa” e diminuiu o lucro esperado pelos vendedores, o que gerou muitas reclamações.
A implantação do sistema online também visa corrigir transtornos do ano passado, como as longas e tumultuadas filas no processo de credenciamento.
Passo a passo do credenciamento
Neste ano, a PBH vai disponibilizar um link (ambulantesbh.com.br) para cadastro, que ficará aberto de 23 a 30 de janeiro.
Os dois primeiros dias (23 e 24) serão reservados exclusivamente aos caixeiros já cadastrados na prefeitura – cerca de 1.500, segundo a Belotur – e portadores do Certificado da Pessoa com Deficiência. O cadastro será aberto para o público geral a partir de 25 de janeiro e terminará quando as 14 mil vagas forem preenchidas.
Para se cadastrar, é necessário o arquivo digital de um documento com foto e do comprovante de residência.
Ao final do processo online, é gerado um número de protocolo que será usado para retirar a credencial presencialmente, no Mercado da Lagoinha (Avenida Presidente Antônio Carlos, 821 – Lagoinha), de 5 a 12 de fevereiro, das 8h às 17h, exceto no domingo, dia 9. Serão disponibilizadas 2 mil senhas diariamente para retirada da credencial. Não há critério de seleção.
A credencial, pessoal e intransferível, dá ao ambulante o direito de circular exclusivamente pelos desfiles de blocos de rua, entre 15 de fevereiro e 9 de março, período oficial da folia na capital.
Pontos de inclusão
A PBH disponibilizará 55 Pontos de Inclusão Digital a fim de facilitar o cadastramento online para aqueles que não têm acesso à internet. Veja aqui os endereços.
Carnaval de Belo Horizonte 2025
De acordo com a Belotur, a expectativa é que a festa atraia cerca de 6 milhões de foliões e movimente aproximadamente R$ 1 bilhão na economia local.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.