Governo de MT terá que recuperar área degradada por obras e construir acesso para visitação no Morro de Santo Antônio, diz MP


Vistoria do MP apontou que obras realizadas pelo governo causaram degradações ambientais na região. No começo do mês, uma turista sofreu uma queda nas pedras do morro e teve que ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros. Morro de Santo Antônio
Reprodução
O Governo de Mato Grosso deve elaborar um projeto de contenção dos processos erosivos e de recuperação dos danos causados ao Morro de Santo Antônio, a 35 km de Cuiabá, com a construção de um acesso para visitação à unidade de conservação. A decisão foi tomada após reunião realizada nessa quinta-feira (16), na Sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá.
Conforme o Ministério Público, o projeto será elaborado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e depois submetido à aprovação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), para ser apresentado ao Ministério Público, que vai avaliar o documento.
A necessidade da ação aconteceu após vistoria do MP no dia 3 de janeiro, que apontou que as obras realizadas pelo governo no Morro de Santo Antônio causaram degradações ambientais na região. A visitação ao local está suspensa por 120 dias, podendo ser prorrogada, segundo a Sema.
Relatório
O Ministério Público afirmou que irá buscar pela responsabilização dos autores dos danos causados na região na região.
Reprodução
Durante a vistoria, o MP constatou que não há sinalização adequada indicando a interdição, somente uma barreira física no início da via para bloquear o acesso de carros. Segundo a promotora de Justiça Ana Luiza Avila Peterlini de Souza, a via aberta coloca em risco a segurança das pessoas em razão da quantidade de pedras e cascalho, o que torna o local muito escorregadio.
A promotora informou que não foi construída uma trilha no local, como informado previamente, mas sim uma estrada, que possui cerca de 10 metros de largura.
Acidente
Joelma Pimentel sofreu uma queda nas pedras do Morro de Santo Antônio
Corpo de Bombeiros
No início de janeiro, a turista Joelma Pimentel, sofreu uma queda nas pedras do morro e teve que ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, que, ao chegar no local, encontrou Joelma com escoriações nos membros superiores, dor no braço direito e possível fratura no nariz.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.