Ação da PF e Ibama destrói maquinários usados em garimpo ilegal em Tartarugalzinho, no AP


Homem de 46 anos suspeito de vender mercúrio foi preso. Operação nesta quinta-feira (16) gerou prejuízo de cerca de R$ 300 mil aos garimpeiros. Ação em garimpo ilegal em Tartarugalzinho
PF/Divulgação
Maquinários utilizados em um garimpo ilegal foram destruídos nesta quinta-feira (16) durante uma ação da Polícia Federal com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no município de Tartarugalzinho.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Segundo a polícia, no local onde os trabalhadores estavam, foram encontrados cerca de 16 motores em operação, configurando a prática de garimpo, e não de pesquisa mineral, conforme permitido pela licença da área.
Todos os equipamentos foram inutilizados pelos policiais, gerando prejuízo de cerca de R$ 300 aos garimpeiros ilegais.
Ação da PF e Ibama em Tartarugalzinho
PF/Divulgação
A PF informou que os garimpeiros fugiram quando viram a chegada das equipes de fiscalização. No centro da cidade, a fiscalização se dirigiu a um estabelecimento conhecido pela venda de produtos que subsidiam a atividade garimpeira na região, apontado como ponto de venda de mercúrio.
O proprietário, de 46 anos, foi entrevistado e encontrado em posse do produto, utilizado frequentemente em atividades de garimpo ilegal. Ele foi preso em flagrante e conduzido à Superintendência da Polícia Federal para os procedimentos legais, e permanece à disposição da Justiça.
PF e Ibama em garimpo ilegal
PF/Divulgação
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.