Investidores dos EUA organizam liga de basquete rival da NBA

Um grupo de investidores dos Estados Unidos está tentando criar uma nova liga de basquetebol, que seria uma rival da NBA. O diferencial seria que os jogadores receberiam ações da companhia.

A meta é levantar US$ 5 bilhões (cerca de R$ 30 bilhões, pela cotação atual) para a liga –assim, os jogadores receberiam valores significativos.

Esse tipo de acordo já existe em um outro esporte, o golfe. A LIV Golf conseguiu roubar jogadores da liga rival, a PGA Tour, oferecendo ações.

Não se sabe ainda quais são os jogadores que essa nova liga tem em mente.

O empresário Maverick Carter, um amigo e sócio de LeBron James, está dando consultoria ao grupo. Sabe-se do envolvimento das seguintes pessoas:

  • Dois executivos do fundo de investimentos SC Holdings’.
  • Geoff Prentice, que foi cofundador do Skype.
  • Um ex-executivo do Facebook, Grady Burnett.

O próprio LeBron James, que hoje joga no Los Angeles Lakers, não está envolvido no projeto, segundo um representante dele.

O grupo trabalha com bancos e fundos de investimento para tentar levantar dinheiro. A expectativa é receber aportes de fundos soberanos, investidores institucionais e individuais.

A liga, que ainda não tem um nome, deverá disputar jogos em oito cidades pelo mundo (serão duas semanas em cada cidade), uma organização semelhante à da Fórmula 1. Serão 12 times –6 masculinos, 6 femininos.

Um dos locais onde haverá jogos deve ser Singapura, e ainda não se sabe quais serão os demais.

A NBA, por ora, não falou nada sobre a novidade.

O post Investidores dos EUA organizam liga de basquete rival da NBA apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.