Simulação de confrontos e fluxo de torcidas: PM faz treinamento para clássico entre ABC e América-RN


Primeira partida do ano entre as duas equipes acontece no dia 25 de janeiro, no estádio Frasqueirão, em Natal. Clássicos com duas torcidas voltaram a acontecer em 2024. Polícia faz treinamento para jogos de futebol
A Polícia Militar realizou nesta terça-feira (14) um treinamento para o primeiro clássico-rei do ano entre ABC e América-RN, que acontece no próximo dia 25 de janeiro no estádio Frasqueirão, pelo Campeonato Potiguar.
O treinamento contou com simulações de confrontos, com uso de bombas e escudos, controle no fluxo de trânsito na Rota do Sol, e organização dentro e fora do estádio, inclusive para chegada e saída das torcidas.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Entre as equipes, estavam os policiais militares da cavalaria, da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e do Batalhão de Choque da PM.
Segundo a PM, o treinamento é para a aprimorar o esquema de segurança nos jogos e evitar danos colaterais. O clássico-rei voltou a ter jogos com as duas torcidas em 2024, após um período de torcida única, como medida preventiva de segurança recomendada pelo Ministério Público do RN.
A medida serve como prevenção também aos confrontos entre policiais e torcedores. Em setembro de 2023, um torcedor do ABC acabou morto com um tiro durante um confronto de torcedores com a Polícia Militar em Capim Macio após um jogo no Frasqueirão.
A investigação da Polícia Civil concluiu que o tiro partiu de um PM, que foi denunciado pelo Ministério Público do RN e responde ao processo em liberdade.
“O que aconteceu no passado, em situações que nós já fizemos estudos, trabalhos, instruções pra que não aconteça fatos que aconteceram anteriormente”, explicou o comandante da PM, Coronel Alarico Azevedo.
“Pra que as pessoas se conscientizem e que nossos policiais cada vez mais se capacitem, porque é um envolvimento entre policiais e torcidas que muitas vezes vira um acirramento. E esse acirramento a gente não quer que chegue a isso”.
Treinamento aconteceu na frente do estádio Frasqueirão
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
O promotor responsável pela fiscalização do Estatuto do Torcedor no RN, Luiz Eduardo Marinho, contou que a expectativa é que a audiência se instrução e julgamento do feito do policial militar envolvido no caso ocorra neste ano.
Para ele, o treinamento é importante para a sociedade entender na prática o que tem sido feito para aprimorar a segurança durante os jogos.
“É muito importante que a gente analise as falhas, faça um treinamento na prática, visível, pra que a sociedade entenda que a polícia está preocupada com a segurança do torcedor, do transeunte, da pessoa que está se deslocando em seu carro”, pontuou
Treinamento no Frasqueirão
A polícia militar fez o treinamento dentro do estádio Frasqueirão e também do lado de fora, onde parte das confusões costumam ocorrer.
“Esse treinamento é para evitar qualquer dano colateral. Havendo, infelizmente, uma situação de distúrbio, uma briga aqui fora do estádio, o Batalhão de Choque saberá qual o seu papel, o regimento de polícia montada saberá qual o papel dela. Cada unidade saberá o que fazer exatamente numa situação hipotética”, explicou o Major Emanuel.
Trânsito foi interrompido para treinamento da PM
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
O treinamento em específico aconteceu para o clássico entre ABC e América pelo Campeonato Potiguar, que acontece em 25 de janeiro. O jogo acontece no Frasqueirão.
“Para esse clássico a gente tem preocupação de fazer um treinamento antecipado, com a presença do MP, o comandante geral, e todas as forças policiais, pra que a gente minimize os impactos de brigas de torcida no dia do jogo”, explicou o coronel Antônio Marinho, da PM.
“O Frasqueirão tem uma especificidade, porque está às margens de uma rodovia, o fluxo e a chegada das pessoas é basicamente pelo mesmo lugar, então nós temos que adotar algumas atitudes, alguns procedimentos de isolamento de trânsito, uma preocupação de entrada de torcidas em horários diferenciados, como também a saída”, completou comandante da PM, Alarico Azevedo.
Cavalaria também fez parte do treinamento
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Vídeos mais assistidos do g1 RN
Adicionar aos favoritos o Link permanente.