Sidônio toma posse na Secom e diz que fake news criam “cortina de fumaça”

Sidônio toma posse na Secom e diz que fake news criam “cortina de fumaça”

O publicitário Sidônio Palmeira tomou posse como ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo Lula nesta terça-feira (14). Ele entra no lugar de Paulo Pimenta, que deixa o cargo após uma série de críticas da cúpula interna e do próprio presidente acerca das estratégias de comunicação do Planalto.

Sidônio chega à Secom com a promessa de um “segundo tempo do governo”, visando um diálogo mais direto com a população, por meio das redes sociais, e informações “chegando na ponta”.

O publicitário começou seu discurso afirmando que, apesar de não fazer parte da política partidária, aceitou o desafio de coordenar a Secom movido pela “força de estar do lado certo da história”.

“Também assumo esse desafio viado pelo meu sentimento de justiça. Temos um presidente que recebeu um país destruído e desmoralizado para governar. Em apenas dois anos, o seu governo arrumou a casa, melhorou os lucradores econômicos, de justiça social e de combate à pobreza. Fez a nascer ministérios e programas sociais importantes, reduziu a mortalidade infantil e está retirando bilhões de brasileiros e brasileiras do mapa da fonte. O nosso país voltou a ser respeitado pelo mundo. Mas esse trabalho não está sendo percebido por parte da população”, disse.

“A informação do serviço não chega na ponta. A população não consegue ver o governo em suas virtudes. A mentira nos ambientes digitais fomentada pela extrema-direita cria uma cortina de fumaça na vida real, manipula pessoas inocentes e ameaça a humanidade. Esse movimento, a profundo negacionismo, a xenofobia e as violências raciais e de gênero, promove um reacionismo histórico sobre a regência do charlatanismo político que promete prosperidade imediata e pavimenta a cultura do ódio, do cancelamento e do individualismo”, prosseguiu.

Segundo o publicitário, esse movimento “macabro” não pode ser combatido apenas ao “chamar um maqueteiro”.

“Precisamos ampliar a nossa concepção do papel da comunicação nesse novo mundo. A comunicação está no centro dos grandes desafios mundiais, e nosso trabalho é compreender em sua complexidade e convocar todos no aviso que o desafio não é exclusivo dessa cultura. Ao invés de reclamar, teorizar e levar a comunicação para o divã, vamos fazer parte dela”, afirmou.

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