Los Angeles fica “rosa” devido a pó usado para combater os incêndios; entenda

Foram despejados milhares de galões de ‘retardante’ ou inibidor de fogo no sul da Califórnia nas últimas semanasGetty Images

Há mais de uma semana, a cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, tem sido atingida por vários incêndios. Ao menos 24 pessoas morreram até o momento e mais de 100 mil ficaram desabrigadas após perderem suas residências para as chamas, incluindo artistas conhecidos de Hollywood.

Desde que o fogo invadiu a região, a cidade ficou coberta por uma substância cor-de-rosa. O pó colorido é chamado de “Phos-Check”, uma mistura inibidora de incêndios, que ajuda a retardar as chamas. A substância é distribuída pelas ruas por meio de veículos aéreos, como aviões e helicópteros.

Como funciona

Segundo a Associated Press, o Pos-Check consiste em uma mistura de água, fertilizantes e óxido de ferro, usado para torná-la facilmente visível. A substância não é despejada diretamente no fogo, mas em regiões que ele ainda não chegou para impedir que ele se alastre.

De acordo com o Serviço Florestal dos Estados Unidos, os retardantes “reduzem a taxa de propagação do fogo por meio do resfriamento e do revestimento de combustíveis (matéria orgânica), esgotando o oxigênio do fogo e diminuindo a taxa de combustão do combustível, pois os sais inorgânicos do retardante alteram a forma como os combustíveis queimam.”

Impacto ambiental

Segundo a AP, o Phos-Chek é amplamente utilizado nos Estados Unidos desde a década de 1960. Além disso, é o inibidor de chamas mais utilizado no mundo.

Em 2022, ambientalistas pediram a suspensão do uso do retardante devido ao seu impacto no meio ambiente – a substância não pode ser distribuída sobre águas e habitats de espécies em ameaça de extinção. Entretanto, a justiça americana optou pela continuidade do seu uso, especialmente quando a vida humana e a segurança pública estão ameaçadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.