CEO compartilha o maior alerta que vê em funcionários: ‘nunca dá certo’

Entre os vários tipos de pessoas no ambiente de trabalho, uma se destaca como um grande alerta: é alguém que se comunica mal, especialmente durante um conflito ou desacordo, diz Okusa, fundadora e CEO da Apothékary, uma empresa de bem-estar baseada em Nova York.

Ela particularmente não gosta quando as pessoas criticam seus colegas de forma pública no trabalho, pois isso raramente promove um diálogo construtivo e pode frequentemente levar a conflitos, segundo ela.

“Quando algo ruim acontece, pode ser muito fácil entrar em uma reunião com muitas outras pessoas e [chamar alguém atenção]”, diz Okusa, cuja empresa arrecadou US$ 20 milhões (aproximadamente R$ 100 milhões) em receita ao longo de nove meses no ano passado, de acordo com documentos revisados pela CNBC Make It. Fazer isso “nunca dá certo”.

O impacto negativo das críticas públicas

Provavelmente você já viu esse cenário acontecer antes, seja em um filme ou na vida real. Um chefe, insatisfeito com o trabalho de um funcionário, usa-o como exemplo na próxima reunião de equipe. Seu colega chama a atenção de outro funcionário por não contribuir em um grande projeto, bem no meio do escritório.

Essas situações podem alienar os funcionários — incluindo aqueles que não participam, mas ficam desconfortáveis ao presenciar o conflito — e potencialmente se tornar um problema de RH por criar um ambiente de trabalho hostil.

Como lidar com conflitos no trabalho

Em vez disso, tente “chamar as pessoas para conversar”, sugere Okusa: Convide-as para falar mais reservadamente e exponha suas preocupações diretamente a elas, para que vocês possam discutir sem medo de constrangimento ou julgamento dos outros.

“Eu acho que a maioria das coisas falha por causa de má comunicação”, diz Okusa, acrescentando que os gerentes especialmente precisam estabelecer um padrão positivo para a cultura e comunicação. “Ou as coisas poderiam ter sido ditas de forma melhor, as informações poderiam ter sido compartilhadas de forma melhor, ou o contexto estava errado.”

Na próxima vez que você e um colega tiverem um desentendimento, não exploda com ele na sua próxima reunião ou online. Dê um passo atrás e avalie a situação, disse Carolyn Kleiman, uma especialista em carreiras da ResumeBuilder.com, à CNBC Make It em 2022.

Se você prefere resolver as coisas com antecedência e seu colega deixa tudo para a última hora, por exemplo, você provavelmente pode abordar sua preocupação com uma breve reunião individual, disse Kleiman. Se sua questão é com o caráter ou personalidade de uma pessoa, você pode “tentar limitar suas interações”, disse Kleiman. “Seja breve, seja superficial, seja profissional.”

Se o seu problema é com o seu chefe, documente e traga isso à tona na sua próxima reunião individual, disse Kleiman. Diga algo como: “Percebi que você tende a [exemplo de má comunicação]. Seria útil se você fizesse isso em vez.”

Quando a comunicação falha vem do chefe

Ter um chefe que carece de habilidades de comunicação é difícil. Tente presumir uma intenção positiva e, se o comportamento dele ainda não mudar, considere escalar a questão para o RH, especialmente se seus colegas tiverem experiências semelhantes, aconselhou Gorick Ng, consultor de carreira da Harvard, à CNBC Make It em 2022.

“Nenhum gerente acorda de manhã pensando, ‘Como posso tornar a vida da minha equipe o mais miserável possível’,” disse Ng. “É, ‘Como podemos fazer este trabalho e viver uma vida feliz?’”

O post CEO compartilha o maior alerta que vê em funcionários: ‘nunca dá certo’ apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.