María Corina Machado é presa após protesto contra posse de Maduro, denuncia oposição

A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, foi presa na tarde de quinta-feira (9) após liderar um protesto em Caracas contra a posse do presidente Nicolás Maduro, prevista para o dia seguinte. De acordo com fontes próximas à dirigente, Machado foi “violentamente interceptada” por agentes do governo ao deixar a manifestação na região de Chacao, onde se concentrou um grande número de apoiadores.

Machado, que estava na clandestinidade e fez sua primeira aparição pública desde agosto de 2024, estava em cima de um veículo, vestida de branco e com uma bandeira da Venezuela. Durante o protesto, ela exclamou “A Venezuela é livre!” e afirmou que a oposição não tem medo, marcando a véspera da posse de Maduro como um momento de renovada mobilização. A líder oposicionista também afirmou que o país entrava em uma nova fase e que a luta pela liberdade continuaria.

De acordo com a oposição, agentes do regime dispararam contra as motocicletas que transportavam Machado, mas os detalhes sobre a situação ainda são escassos. A prisão ocorre em meio a um contexto de repressão contra os opositores, com prisões de líderes da oposição e da sociedade civil em todo o país.

O governo de Maduro também anunciou a captura de dois americanos, acusados de conspirar contra o governo, o que foi negado pelos Estados Unidos.

O post María Corina Machado é presa após protesto contra posse de Maduro, denuncia oposição apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.