Moody’s vê fusão entre Nissan e Honda como positiva

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A possível integração entre Honda e Nissan foi anunciada por meio de um memorando de entendimento (MOU) em dezembro passado, prometendo criar a terceira maior montadora do mundo em volume de vendas, com 7,5 milhões de unidades anuais, atrás da Toyota e Volkswagen – e ocuparia a posição da Hyundai-Kia. A previsão é que a sinergia entre as companhias gere 1 trilhão de ienes, proveniente majoritariamente dos modelos elétricos e híbridos. A Moody’s, uma das principais agências de classificação do mundo, considera o movimento positivo para ambas as empresas do ponto de vista de crédito, mas com impactos muito diferentes para cada uma. “A integração seria mais positiva em termos de crédito para a Nissan do que para a Honda”, afirmou o relatório.

A Nissan tem métricas financeiras mais fracas e se beneficiará significativamente de economias de escala, redução de custos e sinergias operacionais resultantes da integração, disse o documento assinado pelos analistas Dean Enjo, Shunsuke Kimura, Mariko Semetko e Takashi Tsukagoshi. “A fusão representa uma oportunidade para melhorar a posição financeira e operacional da Nissan”, afirmaram os analistas. Já para a Honda, os desafios são proporcionalmente maiores e podem pesar em sua forte posição financeira.

De acordo com a Moody’s, a Honda atualmente tem uma classificação de crédito A3 estável porque já opera com solidez, principalmente devido à sua lucrativa divisão de motocicletas, que responde por margens operacionais na casa dos dois dígitos altos, e não sofre tanto com as pressões de eletrificação enfrentadas pelo setor automotivo. Já a Nissan tem uma avaliação de crédito Baa3 negativo, devido à sua operação deficitária. Portanto, os custos da fusão podem prejudicar o perfil de crédito da Honda, especialmente no curto prazo, segundo o relatório.

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