Bolsa Família 2025 emite comunicado para todos os NIS

Bolsa Família 2025 emite comunicado para todos os NIS

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que visa apoiar famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Brasil. Para garantir um atendimento organizado, os pagamentos são realizados de maneira escalonada. Em 2025, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) definiu que o pagamento ocorrerá nos últimos 10 dias úteis de cada mês, com exceção de dezembro, quando os valores serão liberados antes do Natal.

No mês de janeiro, por exemplo, os participantes receberão seus benefícios conforme o Número de Identificação Social (NIS). Os repasses começam em 20 de janeiro e se estendem até o dia 31, de acordo com o final do NIS dos beneficiários. Este escalonamento busca facilitar tanto o acesso aos recursos quanto a gestão do programa.

Como Funciona o Escalonamento dos Pagamentos?

A liberação dos pagamentos do Bolsa Família acontece de acordo com o dígito final do NIS dos beneficiários. Este método escalonado ajuda a evitar sobrecarga nas agências bancárias e lotéricas, além de minimizar problemas logísticos. Em janeiro de 2025, o cronograma se dará da seguinte forma:

  • Final do NIS 1: pagamento em 20/01
  • Final do NIS 2: pagamento em 21/01
  • Final do NIS 3: pagamento em 22/01
  • Final do NIS 4: pagamento em 23/01
  • Final do NIS 5: pagamento em 24/01
  • Final do NIS 6: pagamento em 27/01
  • Final do NIS 7: pagamento em 28/01
  • Final do NIS 8: pagamento em 29/01
  • Final do NIS 9: pagamento em 30/01
  • Final do NIS 0: pagamento em 31/01

Os meses subsequentes seguirão um padrão similar, começando geralmente por volta do dia 17 e terminando até o último dia útil do mês.

Bolsa Família 2025 emite comunicado para todos os NIS
Bolsa Família // Créditos: depositphotos.com / rafapress

Quem tem Direito ao Bolsa Família?

Para ser elegível ao Bolsa Família, as famílias devem ter uma renda mensal per capita de até R$ 218. A renda familiar total é dividida pelo número de membros para determinar se o critério de participação é atendido. O programa também exige que as famílias cumpram certas condições, como manter crianças e adolescentes na escola, realizar acompanhamento pré-natal para gestantes e manter as vacinas em dia.

Como se Inscrever no Programa?

Interessados em se inscrever no Bolsa Família devem se cadastrar no Cadastro Único (CadÚnico), utilizado pelo governo brasileiro para incluir famílias de baixa renda em diversos programas sociais. Apesar de ser um pré-requisito, estar no CadÚnico não garante automaticamente o recebimento do benefício; é necessário aguardar a análise e seleção para o programa.

Como Acessar o Benefício?

Os valores podem ser acessados de forma prática pelos beneficiários através do Aplicativo Caixa Tem e do internet banking, evitando a necessidade de deslocamento até as agências da Caixa Econômica Federal. Também é possível realizar saques e compras com o cartão do programa em estabelecimentos que aceitam débito. Alternativamente, há a opção de utilizar terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

O post Bolsa Família 2025 emite comunicado para todos os NIS apareceu primeiro em BMC NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.