Mundial de Clubes da Fifa terá novo formato a partir do ano que vem; veja o que muda

O Mundial de Clubes da Fifa entra em uma nova era com mudanças significativas em seu formato e no reconhecimento de seus campeões.

O torneio, que passará a ser realizado a cada quatro anos, substitui o formato anual, vigente desde a criação do Mundial de Clubes, e amplia o número de participantes para 32 equipes, em vez das 7 do modelo anterior.

Até o momento, 30 das 32 vagas já foram preenchidas. Os dois lugares restantes serão ocupados por um clube da CONMEBOL e pelo representante do país-sede, que ainda serão confirmados.

O torneio inaugural no novo formato será realizado nos Estados Unidos, e já conta com clubes como Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique e os brasileiros Flamengo, Palmeiras e Fluminense.

“Hoje marca o início de uma nova era no futebol de clubes com o lançamento da identidade do novo Mundial. Com 32 dos melhores clubes do mundo competindo nos Estados Unidos, em junho e julho de 2025, será uma celebração global do esporte que tanto amamos. Queremos que os fãs compartilhem suas histórias, mostrem sua paixão e levem o espírito dos seus clubes para o mundo”, disse Gianni Infantino, presidente da Fifa.

Mundial de Clubes da Fifa traz insígnia dourada por 4 anos, diz site

Segundo o site Footy Headlines, a Fifa premiará a equipe vencedora com uma insígnia dourada a ser exibida na camisa por todo o período entre as edições.

Apesar de ter vencido a Copa Intercontinental da Fifa em 2024, o Real Madrid não receberá a insígnia dourada. Já o Manchester City, campeão do Mundial de Clubes de 2023, continuará utilizando o distintivo até o final do novo torneio em 2025.

Com a reforma, a Fifa busca aumentar a relevância e o prestígio do Mundial, destacando os campeões com um reconhecimento visível e prolongado. A mudança reflete a ambição de tornar o torneio mais atrativo no cenário global, elevando sua competitividade e visibilidade.

O post Mundial de Clubes da Fifa terá novo formato a partir do ano que vem; veja o que muda apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.