SipamHidro: aplicativo gratuito fornece dados e emite alertas para prevenir desastres naturais na Amazônia


Ferramenta é voltada para gestores públicos, profissionais de defesa civil, pesquisadores, ou simplesmente quem vive em áreas suscetíveis a eventos extremos. Aplicativo oferece dados hidrológicos e meteorológicos.
Ivete Furtado
Já está disponível, de forma gratuita, nas principais lojas de dispositivos móveis o aplicativo SipamHidro. Lançado em Belém neste mês, a ferramenta oferece dados hidrológicos e meteorológicos para acompanhamento e previsão de desastres naturais na Amazônia.
O aplicativo foi criado pela coordenação de Hidrologia do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão do Ministério da Defesa.
Para Flávio Altieri, coordenador de Hidrologia do Censipam em Belém, SipamHidro vem sendo produzido há um ano e está disponível tanto para o sistema Android quanto para iOS.
“O aplicativo possibilita aos órgãos públicos se preparar melhor, poder ter um planejamento de ação e para a população que vai ser impactada por algum desastre ela pode se precaver e tomar decisões mais assertivas e diminuir um pouco mais os impactos do evento”, explica.
Funcionalidades
A ferramenta disponibiliza aos usuários diversos recursos de monitoramento, como:
✅ Monitorar em tempo quase real níveis dos rios, chuvas e indicadores hidrológicos;
✅ Notificações em caso de ocorrências de futuros eventos extremos na região;
✅ Interface moderna e interativa, com mapas dinâmicos e gráficos otimizados para uso móvel.
“Informações são dadas com antecedência até de uma hora e meia sobre uma tempestade que vai chegar, que horas vai acontecer, qual bairro vai ser atingido e qual intensidade”, diz Flávio.
O SipamHidro é gratuito e pode ser baixado nos links abaixo:
📲 Link para dispositivos Android
📲 Link para dispositivos iOS
Interatividade
Segundo o coordenador de Hidrologia do Censipam, o aplicativo também fornece canais de interatividade, onde o usuário pode registrar um evento, bater uma foto, escrever um texto e encaminhar o conteúdo que alimentará um banco de dados criado pela equipe.
“O usuário pode também cadastrar endereços que são específicos do dia a dia dele, que ele percorre e o sistema vai retornar com informações toda vez que tiver acontecendo algo de anormal, vamos dizer assim, dentro dessas regiões”, afirma.
Aplicativo ferramenta dispõe de produtos que auxiliam no monitoramento hidrometeorológico da região.
Reprodução
O SipamHidro é voltado para gestores públicos, profissionais de defesa civil, pesquisadores, ou simplesmente quem vive em áreas suscetíveis a eventos extremos.
Flávio Altieri afirma que o SipamHidro já existe na versão web, mas a equipe viu a necessidade de desenvolver uma aplicação móvel para que as pessoas tivessem maior usabilidade e acessibilidade às informações.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Abrangência
O SipamHidro está voltado para a Amazônia Legal, área de atuação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia.
Porém, tanto na versão web quanto na aplicação móvel conta com informações que são geradas para todo o Brasil e algumas que são restritas para a região da Amazônia.
“A população vai ter o poder de decisão muito mais rápido na mão e os órgãos públicos de Defesa Civil, por exemplo, terão a facilidade do planejamento do que que vai acontecer daqui a três, quatro meses e a partir daí tomar as melhores decisões”, destaca Flávio.
Seca severa afeta 150 mil pessoas no Oeste do Pará
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.