Biden afirma que comboios com ajuda humanitária devem entrar em Gaza até domingo (22)

biden-afirma-que-comboios-com-ajuda-humanitaria-devem-entrar-em-gaza-ate-domingo-(22)


Israel, Estados Unidos, Egito e agências humanitárias estão negociando os últimos detalhes para o começo da operação. O presidente Joe Biden afirmou que comboios com comida e remédio devem entrar em Gaza até domingo (22). Israel, Estados Unidos, Egito e agências humanitárias estão negociando os últimos detalhes para o começo da operação.
Os caminhões e tratores em frente à passagem de Rafah, no lado egípcio, são parte da preparação para abrir caminho pra ajuda humanitária. É o trabalho de reparos na estrada, danificada por ataques aéreos. Segundo o governo americano, esta é uma das medidas que faltam para que os comboios com carga pesada consigam passar.
Organizações humanitárias calculam que, ao todo, mais de 200 caminhões estão carregados com cerca de 3 mil toneladas de alimentos, remédios e outros suprimentos. Fotos de satélite mostram que mais de 50 já estão posicionados, formando duas filas, a menos de 500 metros da fronteira.
Caminhões carregados com ajuda humanitária aguardam na fronteira de Gaza com o Egito
JN
Nesta sexta-feira (20), o secretário geral da ONU, António Guterres, foi à passagem de Rafah, no lado egípcio. Em frente ao portão, ele disse que os caminhões são uma tábua de salvação, a diferença entre a vida e a morte para tantas pessoas em Gaza.
“É impossível estar aqui e não sentir o coração partido. Atrás destes muros, temos 2 milhões de pessoas que sofrem muito, que não têm água, comida, remédios nem combustível”, falou o secretário geral da ONU.
Guterres afirmou que as Nações Unidas estão colaborando ativamente com o Egito, Israel e os Estados Unidos para que os caminhões se movam o mais rápido possível para onde são necessários.
No acordo, o Egito autorizou a passagem de 20 caminhões, sob supervisão da ONU. A preocupação é evitar que os suprimentos caiam nas mãos dos terroristas do Hamas.
Um porta-voz do exército israelense afirmou que os detalhes estavam sendo definidos nesta sexta-feira (20).
Os pontos mais difíceis nesta negociação estão nas medidas de segurança. Falta definir, por exemplo, como verificar de maneira eficaz, a carga que será levada nos caminhões. A ONU também que a garantia de que os comboios de ajuda humanitária não sejam alvos de bombardeios – tem pressionado por um cessar-fogo para a entrada dos caminhões – e também há divergências sobre os itens de suprimentos que poderão ser levados para Gaza.
Conflito Israel-Hamas pode se espalhar para outros países?
O porta-voz do escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários, Jens Laerke, defendeu o envio de combustível e explicou:
“Houve um apagão de eletricidade, hospitais estão funcionando com geradores. Portanto, o combustível é um bem humanitário que salva vidas nesta crise”.
Ele disse que as negociações estão avançadas para que a operação comece o mais rápido possível.
Joe Biden
JN
O presidente americano, Joe Biden, reafirmou que Israel e Egito se comprometeram com a abertura da passagem para ajuda humanitária e anunciou um prazo:
“Eu acredito que nas próximas 24 ou 48 horas, os primeiros 20 caminhões vão atravessar a fronteira”.
LEIA TAMBÉM
Família de brasileiro morre em bombardeio na Faixa de Gaza, diz Embaixada
Israel não ocupará Gaza ‘para sempre’, diz ministro
Biden pede US$ 14 bilhões ao Congresso americano para apoiar Israel contra o Hamas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.