Maior obra viária em andamento no Brasil tem oitavo adiamento e deve ficar pronta em julho de 2024

maior-obra-viaria-em-andamento-no-brasil-tem-oitavo-adiamento-e-deve-ficar-pronta-em-julho-de-2024


Houve inspeção nos trabalhos do Contorno Viário da Grande Florianópolis nesta sexta-feira. Primeiro prazo para fim da obra foi em fevereiro de 2012. Obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis
Arteris/Divulgação
O Contorno Viário da Grande Florianópolis, a maior obra viária em andamento no país, registrou o oitavo adiamento. Agora, em vez de ficar pronta em dezembro deste ano, o novo prazo para o término dos trabalhos é julho de 2024.
A nova data foi confirmada nesta sexta-feira (20) pela empresa responsável pela obra, a Arteris. O contrato para a execução dos trabalhos foi firmado em 2008. O anúncio foi feito durante uma inspeção técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
“Nós viemos aqui justamente para compreender quais são os próximos desafios, os próximos obstáculos, para que a gente possa anunciar uma data definitiva de conclusão dessas obras. O que a concessionária nos colocou aqui é que o planejamento deles para concluir até julho de 2024. Eu ainda vou me reunir com a direção da Arteris para ter certeza de que esse prazo é factível e, assim, a gente pode utilizá-lo dentro da ANTT”, afirmou o diretor-geral do órgão, Rafael Vitale.
Segundo a Arteris, 85% das obras estão concluídas. De um total de 50 quilômetros, 37 estão pavimentados.
“A gente está confiante porque a gente já venceu as principais etapas. Os quatro túneis que a gente estava fazendo são desafiadores, a gente já venceu isso. Todas as empresas estão mobilizadas, então a gente acabou todas as contratações. A parte civil a gente está vendo aqui no Norte, já quase concluída, a gente vai acabar agora em dezembro. Então a gente está bastante confiante pelo ritmo que a gente está imprimindo nesses últimos meses”, declarou o diretor-executivo de Engenharia da Arteris, André Bianchi.
A concessionária disse que um acidente geológico em um dos túneis e a identificação de um solo argiloso em outro trecho contribuíram com o atraso da entrega. Mas que a principal dificuldade foi mesmo a saída da empresa responsável pelo trecho Sul do Contorno Viário.
As obras do trecho de Palhoça foram paralisadas em junho e só retomadas totalmente em setembro. Em outubro, veio outro grande obstáculo para o andamento dos trabalhos: as fortes chuvas que atingiram todo o estado.
“Então a gente perdeu um período seco, que é onde a gente perdeu mais. E a gente entrou agora num período chuvoso, onde a nossa produtividade é menor”, resumiu Bianchi.
O contorno pretende desviar o tráfego pesado de veículos da BR-101 na região metropolitana da capital. Ele atravessa os municípios de São José, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos.
A obra começou em 2008 e teve como primeira data de conclusão fevereiro de 2012.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.