Manifestações pró-Israel e pró-Palestina suspendem Ruas Abertas na avenida Paulista neste domingo (22)

manifestacoes-pro-israel-e-pro-palestina-suspendem-ruas-abertas-na-avenida-paulista-neste-domingo-(22)

Prefeitura de SP alega que possível acúmulo de pessoas pode comprometer emprego operacional de segurança

ALEXANDRE PELEGI

Duas manifestações marcadas para este domingo, 22 de outubro de 2023, na região da Paulista, em São Paulo, levaram a prefeitura a suspender o Programa Ruas Abertas.

A partir das 11h, na Praça Oswaldo Cruz, no começo da avenida Paulista, um ato pró-Palestina será realizado. Os manifestantes reivindicam o fim dos ataques israelenses em Gaza.

Mais tarde, às 14h30, em frente à sede da Fiesp, outra manifestação, desta vez pró-Israel, promete reunir judeus e cristão pela paz naquele país. A manifestação será contra o terrorismo, pela paz de Israel e em solidariedade a todas as vítimas da guerra, diz o Comitê Brasil-Israel, que promove o encontro.

A Subprefeitura da Sé, responsável por atos na Paulista, publicou portaria nesta sexta (20) em que suspende o Ruas Abertas diante do “possível acúmulo de pessoas e consequente comprometimento do emprego operacional de segurança”.

A suspensão do programa, que proíbe a circulação de veículos aos domingos e feriados para a livre circulação e lazer das pessoas, reúne milhares desde sua criação, em 2016.

NUNES DECIDIU REDUZIR HORÁRIO NA PAULISTA E LIBERDADE

O prefeito Ricardo Nunes São Paulo decidiu reduzir em quatro horas a duração das atividades do Ruas Abertas na avenida Liberdade aos domingos e feriados.

Assim, juntamente com a avenida Paulista, o espaço ficará livre de carros das 9h às 16h.

No caso da Paulista, com a determinação da suspensão para este domingo, o novo horário passa a valer a partir de 29 de outubro.

A decisão, decidida pela Subprefeitura da Sé, visa “padronizar o horário do programa nos dois espaços, a fim de intensificar os trabalhos de zeladoria, limpeza e fiscalização”.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.