Lançado edital que vai premiar narrativas audiovisuais sobre ‘A seca extrema na Amazônia paraense’

lancado-edital-que-vai-premiar-narrativas-audiovisuais-sobre-‘a-seca-extrema-na-amazonia-paraense’


Objetivo é incentivar a produção audiovisual de pessoas da Amazônia paraense ampliar o alcance das reflexões de pessoas do território sobre a seca. Seca extrema atinge comunidades ribeirinhas de Santarém, no oeste do Pará
Adriana Marinho/TV Tapajós
Foi lançado na última quarta-feira (18) pelo Projeto Saúde e Alegria por meio do Projeto Vozes do Tapajós e o Laboratório de Comunicação Amazônia, em parceria com o Festival Cine Alter, o I Edital de Narrativas Audiovisuais Tapajós com o tema: “A seca extrema na Amazônia paraense”.
Os candidatos deverão se inscrever até o próximo dia 28 em formulário eletrônico preenchendo as seguintes informações: Nome completo, RG, CPF, telefone/whatsapp, e-mail, data de nascimento, município de residência, link de acesso ao vídeo no google drive (em boa resolução) – o candidato deve se certificar de que o material esteja público para visualização, autorização de uso do vídeo, para o caso de ser um dos selecionados.
A chamada é destinada a comunicadores, jovens ribeirinhos, indígenas, quilombolas, extrativistas e demais populações tradicionais e ou de áreas urbanas, sem necessidade de formação na área.
O edital visa estimular a produção de narrativas audiovisuais (vídeos) sobre a seca extrema que a região está enfrentando este ano com o objetivo de trazer visibilidade para as consequências das mudanças climáticas na Amazônia sob a ótica da população local. Serão oferecidos até seis prêmios de R$ 500.
O Projeto Saúde e Alegria, o LabComAmazonia, o CineAlter e a plataforma Vozes do Tapajós sobre Mudanças Climáticas poderão republicar alguns desses materiais nas suas redes, assim como fazer um trabalho de articulação oferecendo a publicação em veículos de imprensa que possam trazer visibilidade à situação na região e às narrativas criadas pela população local.
Alguns dos vídeos poderão também ser exibidos durante o Cine Alter no período de 03 a 05 de novembro de 2023 e os candidatos poderão ser convidados a participar do evento em Alter do Chão, distante 37 km da zona urbana de Santarém, no oeste do Pará.
O resultado da seleção será divulgado no site do Laboratório de Comunicação da Amazônia e nas redes sociais @labcomamazonia e @saudeealegria o dia 31 deste mês.
Critérios
Um conselho editorial composto por comunicadoras Labcom Amazônia e convidados vai avaliar o material considerando adequação ao tema, relevância e originalidade. O número de vídeos premiados pode variar entre 1 e 6, de acordo com a avaliação do conselho.
Cronograma
18/10 – lançamento do edital
28/10 – encerramento das inscrições
29/10 – Início da análise das propostas
31/10 – divulgação do resultado
03 a 05/11 – exibição dos vídeos
Dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail: [email protected] entre 18 e 28/10.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.