Menino de 4 anos é diagnosticado com meningite bacteriana em Cruzeiro, SP

menino-de-4-anos-e-diagnosticado-com-meningite-bacteriana-em-cruzeiro,-sp


Criança está internada na Santa Casa e o estado de saúde é estável. Menino de 4 anos é diagnosticado com meningite bacteriana em Cruzeiro, SP
Reprodução/TV Vanguarda
Uma criança de 4 anos foi diagnosticada com meningite bacteriana, a forma mais grave da doença, em Cruzeiro (SP). A informação foi divulgada pela prefeitura nesta quinta-feira (19).
Segundo a prefeitura, o menino está internado na Santa Casa e o estado de saúde é estável. A idade dele não foi informada.
A administração alertou para a importância de uma avaliação médica em caso do aparecimento dos seguintes sintomas: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.
Caso apresentem alguns dos sintomas acima, procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima ou o serviço de urgência e emergência.
Entenda a meningite
Arte/G1/Arquivo
Saiba mais sobre a doença
A meningite é uma doença que pode ser confundida com a gripe, mas as sequelas são graves e ela pode até matar. Veja abaixo as principais dúvidas sobre a meningite.
O que é a meningite?
As meninges são as membranas que envolvem todo o sistema nervoso central. A meningite ocorre quando há alguma inflamação desse revestimento, causado por micro-organismos, alergias a medicamentos, câncer e outros agentes.
A meningite tem uma alta taxa de mortalidade e sequelas, como surdez, perda dos movimentos e danos ao sistema nervoso. As crianças são a faixa etária mais atingida, e os pacientes devem ter um acompanhamento por pelo menos 6 meses depois da doença.
Meningite pode se manifestar de várias formas
O que causa a doença?
A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, segundo o Ministério da Saúde.
Segundo a pasta, as meningites virais e bacterianas são as mais importantes para a saúde pública, devido a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.
O ministério ressalta ainda que a ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão. O sexo masculino também é o mais acometido pela doença.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.