Complexo Hospitalar da Zona Noroeste recebe sistema de energia solar


Instalação de novo sistema elétrico faz parte do programa “CPFL nos Hospitais”. Complexo Hospitalar da Zona Noroeste recebe 452 painéis solares
Divulgação/Prefeitura de Santos
O Complexo Hospitalar da Zona Noroeste, em Santos, no litoral de São Paulo, conta com um novo sistema elétrico baseado em energia solar composto por 452 painéis fotovoltaicos. A iniciativa faz parte do programa “CPFL nos Hospitais”, da Companhia Piratininga de Força e Energia (CPFL).
De acordo com a CPFL, os painéis têm capacidade de geração de 201,14 kWp, o suficiente para abastecer aproximadamente 90 residências por mês. Com o projeto, a companhia estima uma redução de aproximadamente 30% no consumo atual de energia elétrica do hospital.
Os trabalhos começaram em 2023 e foram concluídos em 16 de outubro. Porém, segundo a CPFL, nos primeiros seis meses após a instalação, o sistema solar ainda não será capaz de gerar toda a energia necessária para o funcionamento do hospital, com a substituição da energia convencional acontecendo de forma gradual.
Programa
O programa “CPFL nos Hospitais” foi lançado em 2019 e contempla unidades de saúde públicas e filantrópicas em cidades onde a companhia possui concessão. Ele é financiado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), sem custos para as prefeituras.
Em nota, a CPFL informou que hospitais como o Guilherme Álvaro, UPA Central, UPA Zona Leste e UPA Zona Noroeste, entre outros da área de concessão, serão beneficiados, embora ainda não haja uma data prevista para as obras nesses locais.
Sustentabilidade
O PEE, que visa incentivar a adoção de tecnologias e práticas que aumentem a eficiência energética, busca contribuir para a redução de custos, aumentar a eficiência operacional e promover a sustentabilidade.
A CPFL estima que, com a instalação do novo sistema no Complexo Hospitalar da Zona Noroeste, cerca de 8,26 toneladas de CO2 deixarão de ser emitidas anualmente, o que equivale ao plantio de 50 árvores.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.