Projeto distribui absorventes de graça em escolas municipais de Indaial

A Prefeitura de Indaial deu início ao projeto “Novo Ciclo”, que distribui absorventes de graça em escolas municipais. A iniciativa visa promover campanhas e educação sobre dignidade menstrual.

A imagem mostra um pacote de absorvente. Em Indaial, um projeto distribui absorventes de graça em escolas municipais

Projeto distribui absorventes de graça em escolas municipais de Indaial – Foto: Jerônimo Gonzales /MS1

A ideia surgiu inicialmente das próprias alunas da rede municipal, integrantes dos grêmios estudantis. O objetivo era garantir a frequência escolar e a participação nas atividades das adolescentes durante o período menstrual.

O projeto foi levado para a coordenação do grêmio estudantil. O “Novo Ciclo” foi instituído pela Lei nº 6363, de 26 de abril de 2024, idealizado por Rosane de Moura, assistente social, e Anna Carolina Zatelli Krambeck, coordenadora dos grêmios estudantis de Indaial.

Projeto distribui absorventes de graça em escolas

A Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, participou do projeto com a distribuição de absorventes de graça em escolas para estudantes da rede municipal de Indaial.

Além da distribuição de absorventes, o “Novo Ciclo” também pretende distribuir bolsas térmicas e materiais de divulgação, além da colocação de porta-absorventes nos banheiros das escolas nos próximos meses.

Atualmente, já foram distribuídos 2 mil absorventes nas escolas. As estudantes são mensalmente contempladas com um kit de absorventes para levar para casa, inclusive no período de férias e recesso.

Rodas de conversa sobre saúde feminina

O projeto também promove rodas de conversa, com as meninas do quinto ao nono ano, feitas por profissionais da educação e saúde.

Nos encontros são repassadas informações sobre uso e descarte consciente dos absorventes, higiene pessoal, prevenção de doenças, puberdade, gestação precoce, empoderamento feminino e outros desafios enfrentados pelas estudantes.

Segundo a organização do projeto, as ações do irão se estender ao longo dos anos, para proporcionar a conscientização das alunas em relação à dignidade menstrual.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.