Cachorros também podem ter câncer de próstata; saiba quais são os sinais

Infelizmente, muitas das doenças que humanos contraem, cachorros podem desenvolver também. O câncer de próstata, por exemplo, pode até levar à morte em casos mais graves.

A imagem mostra um cachorro doente de desanimado. Esses animais também podem ter câncer de próstata

O câncer de próstata em cães pode se espalhar para as glândulas linfáticas (de gordura), fígado e até pulmões. – Foto: Pinterest/Reprodução ND

Tipos de câncer de próstata em cachorros

Segundo o Centro Oncológico Canino Pet Cure, existem dois tipos em cachorros. Um é o adenocarcinoma ou carcinoma, que se forma na próstata. Já o outro é o carcinoma de células transicionais, que também pode ser visto na região da bexiga.

O câncer de próstata em cães pode se espalhar para as glândulas linfáticas (de gordura), fígado e até pulmões. Ele também pode crescer em um local específico, se espalhar para a uretra ou para trás, na bexiga.

Sinais

A imagem mostra um cachorro urinando.

Cachorros também podem sofrer de Cistite. – Foto: Internet/Reprodução ND

Os sinais clínicos do câncer de próstata em cães são mais comportamentais do que físicos. Por isso, é preciso ficar atento na:

  • Perda de peso;
  • Esforço ao urinar e defecar;
  • Sangue na urina;
  • Dificuldade para se levantar ou deitar e etc.

Esses sintomas muitas vezes se apresentam como uma infecção da bexiga, mas podem ser causados ​​por uma massa na próstata pressionando a uretra, ou seja, o câncer.

Diagnóstico

Assim que notar qualquer um dos sintomas relacionados à doença, procure um veterinário para descartar ou identificar a possibilidade de câncer de próstata.

Os testes e procedimentos usados ​​para determinar se seu cão tem câncer  de próstata podem incluir raio-x , exames de sangue e de urina,  ultrassom abdominal, tomografia e, possivelmente, biópsia.

Opções de tratamento do câncer de próstata

Se seu cão for diagnosticado, as principais opções de tratamento são quimioterapia ou radioterapia.

A quimioterapia não é uma cura, mas pode ajudar a retardar o crescimento e a disseminação de tumores, prolongando a vida do seu cachorro. Existem 50% de chance de que a quimioterapia ajude no tratamento, que dura em média seis a nove meses.

A Radiação Estereotáxica é uma forma inovadora de tratamento de radiação, disponível para cães com câncer de próstata. Oncologistas veterinários notaram sucesso, já que o tratamento pode ser administrado em apenas 1 ou 3 tratamentos.

Progressão da doença

Se você decidir não tratar seu cão contra câncer de próstata, a expectativa de vida dele poderá ser de apenas alguns meses, segundo veterinários.

Conforme o tumor cresce, pode dificultar a evacuação do cachorro. Por isso, se ele estiver fazendo força, mas não estiver saindo urina, leve-o ao veterinário ou até uma clínica de emergência mais próxima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.