Sebrae prorroga inscrições para seleção de bolsistas do programa de Agentes Locais de Inovação


Os interessados em serem bolsistas no programa ALI poderão se inscrever até 12 de novembro de 2024. Profissionais de diversas áreas podem se candidatar às bolsas do programa ALI do Sebrae
Sebrae / Divulgação
O Sebrae no Pará prorrogou até o dia 12 de novembro as inscrições para o programa Agentes Locais de Inovação (ALI), que oferece vagas para bolsistas que atuarão como Agentes Locais de Inovação e orientadores, com bolsas que variam entre R$ 5 mil e R$ 6,5 mil.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Para participar, os candidatos precisam ter no mínimo seis meses de experiência em suas áreas de atuação. As vagas são voltadas para profissionais formados em cursos como Administração, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Hotelaria, Turismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Design, Sistemas de Informação e áreas afins. Já para os orientadores, é exigida formação acadêmica em nível de pós-graduação strictu sensu (mestrado ou doutorado) em qualquer área do conhecimento.
O processo seletivo será dividido em duas modalidades de bolsas: uma voltada para o setor rural e outra para a produtividade.
Incentivo à inovação
De acordo com Lara Rodrigues, analista do Sebrae no Pará, o programa ALI é um incentivo importante para fomentar a inovação nas empresas.
“A bolsa é uma forma de estimular a pesquisa de inovação e extensão. O Agente Local de Inovação atua como pesquisador de campo, coletando dados e criando soluções inovadoras para as empresas. Ele visita os empreendimentos, organiza as informações e apresenta os resultados da inovação aplicada”, explicou.
Preparação para a COP 30
Lara também destacou a relevância do programa para a preparação das empresas para a COP 30, que será realizada em Belém em 2025. “A partir de 2025, o programa visa preparar as empresas para os períodos pré, durante e pós COP 30. O objetivo é que essas empresas aprimorem suas capacidades em inovação, tecnologia, marketing e gestão, para maximizar o potencial de clientes durante o evento e garantir a fidelização após a conferência”, comentou.
Vagas e atuação
O programa ALI será dividido em duas frentes: ALI Produtividade e ALI Rural, com as seguintes especificações:
ALI Produtividade: Atuação de janeiro de 2025 a junho de 2027, com 14 bolsas imediatas e 42 vagas de cadastro reserva para agentes, além de uma vaga para orientador e três de cadastro reserva.
ALI Rural: Atuação de agosto de 2025 a janeiro de 2027, com 7 bolsas imediatas e 21 vagas de cadastro reserva para agentes, além de uma vaga para orientador e três de cadastro reserva.
As vagas estão distribuídas entre diversas regiões do Pará, com maior concentração em Belém (ALI produtividade), em razão da preparação para a COP 30. Cada agência regional do Sebrae, conforme especificado no edital, terá pelo menos um agente ALI.
Como se inscrever
As inscrições para o programa ALI poderão ser feitas até 12 novembro no site da Trainee Recursos Humanos, responsável pela seleção. O processo seletivo será composto por três etapas: Avaliação de Conhecimento, Análise Curricular e Documental, e Avaliação de Habilidades e Perfil.
Sobre o ALI
O projeto Agentes Locais de Inovação é uma iniciativa de extensão tecnológica que avalia o impacto da inovação nas empresas. Os resultados obtidos pelos agentes serão apresentados em produções acadêmicas, contribuindo para o desenvolvimento das empresas e o fortalecimento do ecossistema de inovação no Pará.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.