Cuidados odontológicos na gestação: é seguro ir ao dentista?


Grávidas devem manter a boa higiene bucal e os cuidados odontológicos para evitar que problemas nos dentes e na gengiva afetem a saúde materna e fetal. Visitar o dentista regularmente e manter a boa higiene bucal são cuidados que devem fazer parte da rotina em todas as fases da vida. Mas durante a gestação eles se tornam essenciais.
Isso porque as mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez podem aumentar o risco de a gestante sofrer com inflamações na gengiva. Além disso, as alterações nos hábitos alimentares e a maior ocorrência de vômitos deixam a mulher mais suscetível a desenvolver problemas dentais.
Caso algum problema odontológico venha de fato a ocorrer, as bactérias que estão na boca podem atingir a corrente sanguínea e se espalhar pelo organismo, causando complicações de saúde capazes de afetar tanto a mãe quanto o bebê, incluindo pré-eclâmpsia, parto prematuro e nascimento do bebê com baixo peso.
Por isso, além de escovar os dentes e usar fio dental após as refeições e fazer um bochecho com um enxaguante bucal com flúor em caso de vômitos, o Ministério da Saúde recomenda que a gestante realize pelo menos uma consulta odontológica durante o pré-natal. De preferência, esse acompanhamento especializado deve ocorrer em cada trimestre da gravidez.
De acordo com o médico cooperado da Unimed Curitiba e especialista em ginecologia e obstetrícia, Luiz Augusto Mazzarotto, a gestante deve ficar atenta a lesões na boca e a sangramentos gengivais, e procurar um dentista caso observe algum desses sinais.
Diante da necessidade de um tratamento odontológico, é indicado que o dentista entre em contato com o obstetra que acompanha a paciente grávida para se certificar de que ela pode tomar os medicamentos que venham a ser prescritos, como antibióticos e anestésicos.
Com relação aos tratamentos estéticos, especialmente aqueles que não sejam uma prioridade e que envolvam o uso de substâncias injetáveis, como toxina botulínica e bioestimuladores de colágeno, o especialista recomenda que eles sejam evitados e realizados somente no puerpério.
Para manter a sua saúde e a do seu bebê durante a gestação, conte com o apoio especializado e o Jeito de Cuidar Unimed do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.