158 cidades do Ceará têm melhora acima da média brasileira em ações para crianças e adolescentes, aponta Unicef


O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (06) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF). O destaque vai para as áreas de imunização, educação e proteção contra as violências. 158 cidades do Ceará melhoraram, entre 2021 e 2024, as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes.
Helene Santos/Sistema Verdes Mares
158 cidades do Ceará melhoraram, entre 2021 e 2024, as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes. O levantamento foi divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) nesta quarta-feira (06).
Essas cidades avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, com destaque para: imunização, educação e proteção contra as violências. Os municípios agora recebem o selo Unicef.
LEIA TAMBÉM:
Confira os concursos no Ceará com inscrições abertas em novembro
Quando o trabalhador recebe as parcelas do 13º salário em 2024?
Confira os pontos melhorados:
Mais cuidado na primeira infância e na adolescência
Melhora da educação, da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho
Mais investimento na saúde física e metal de meninas e meninos
Promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa
Proteção de crianças e adolescentes das violências
Garantia da proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.
“Não estamos falando das cidades com os melhores indicadores, mas das cidades que mais melhoraram em relação à situação em que elas estavam em 2021. O Unicef comemora esse avanço de cidades em regiões vulneráveis que conseguiram tirar o atraso e melhorar mais. Com o apoio do Unicef, esses municípios conseguiram trazer mais eficiência para a sua gestão em diferentes áreas ligadas aos direitos da infância e adolescência, passando a cumprir de forma mais eficiente o que já é um dever do poder público”, explica Youssouf Abdel-Jelil, Representante do Unicef no Brasil.
Saiba como proteger as crianças do abuso sexual
O Selo UNICEF será entregue, oficialmente, aos municípios do Ceará em um evento em Fortaleza, no dia 11 de dezembro.
O projeto é uma iniciativa do para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao selo de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
Confira as principais conquistas que esses municípios alcançaram em quatro anos:
Coberturas vacinais melhoram nos 158 municípios certificados com o Selo UNICEF no Ceará
Ascom / PMP
💉 Mais crianças imunizadas
Coberturas vacinais melhoram mais nos 158 municípios certificados com o Selo Unicef no Ceará, em comparação à média nacional. Enquanto, no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral D2i aumentaram 2,6% (de 64,27% para 65,91%), nos municípios certificados pelo Selo Unicef no Ceará o aumento foi de 41,4% (de 63,8% para 90,2%).
📚 Mais crianças na escola
O abandono escolar caiu mais nos municípios certificados pelo Selo Unicef, em comparação à média nacional. No Brasil, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%, passando de 1,3% para 0,8%. Já nos 158 municípios certificados no Ceará, a queda foi maior: 74,7% (saindo de 0,8% e chegando a 0,2%).
✋🏼 Mais crianças protegidas
Houve também o aumento de denúncias e notificações de violências praticadas contra crianças e adolescentes. Existe um sistema de notificações chamado Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), que está disponível em todo o país, mas que nem sempre é utilizado.
A adesão e o uso adequado do Sipia estavam entre as ações que os municípios que agora recebem o Selo Unicef deveriam realizar. Nas cidades certificadas no Ceará, o número de notificações de violências contra crianças e adolescentes aumentou, passando de 879 notificações em 2020 para 29.307 em 2023. No mesmo período, nacionalmente, as notificações aumentaram de 118.995 para 578.859.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.