Goiás tem o maior número de finalistas do Prêmio IEL de Talentos que reconhece projetos inovadores


Estado é o único com representantes em todas as modalidades de premiação. Vencedores serão conhecidos em um evento que acontecerá em Fortaleza, no Ceará. Prêmio IEL nacional
Divulgação/IEL
Goiás é o estado com maior número de finalistas do Prêmio IEL de Talentos de 2024. O programa reconhece projetos inovadores de estagiários, bolsistas, empresas e instituições de ensino. De acordo com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), foram selecionados 44 projetos, dos quais nove são de goianos. Além disso, o estado é o único com representantes em todas as modalidades de premiação. Os vencedores serão conhecidos em um evento que acontecerá em Fortaleza, no Ceará, na próxima quarta-feira (6).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O Prêmio IEL de Talentos conta com cinco categorias: “Estagiário Inovador”, “Empresa Inovadora”, “Educação Inovadora”, “Projeto Inovador” e “Artigo Inovador”. Os vencedores entre estagiários e bolsistas serão premiados conforme sua colocação. O prêmios distribuidos são notebook, para o primeiro lugar; tablet, para o segundo; e um Kindle, para o terceiro. Além disso, todos os participantes receberão troféus e certificados.
Dois dos nove finalistas de Goiás é Salomão de Souza Gondim, de 24 anos, e a bolsista de inovação, a farmacêutica e doutora em ciências biológicas, Aline Zorzetto. Salomão cursa direito na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), em Goiânia; e foi estagiário em um escritório de advocacia. O projeto selecionado foi a “Oficina da Comunicação”, para a subcategoria “Micro e Pequeno Porte”.
“A oficina da comunicação é uma experiência prática de imersão em oratória para estagiários e que tem o intuito de suprir a deficiência de qualificação nesta área durante a faculdade”, resume o finalista Salomão sobre o seu projeto, ao g1.
Ele pontua a importância da comunicação para o exercício da profissão de advocacia. “Pensando nisso, a oficina ocorre em dois dias de evento que incluem palestras e um momento em que o estagiário fará uma apresentação oral para o público presente e para uma banca avaliadora que possui critérios objetivos e subjetivos que são analisados a partir da apresentação do estagiário”, acrescenta ele.
Salomão destaca que a banca da oficina é composta por pessoas que já possuem experiência em oratória. Isso, de acordo com ele, é para que durante a apresentação a pessoa sinta a pressão que há em situações reais, quando é necessário falar ao público.
“Ao final, há um feedback dessa banca para que o estagiário compreenda em quais aspectos são necessários aprimoramentos para ter uma comunicação mais efetiva. Com isso o estagiário aprenderá a teoria e a prática da oratória em um ambiente desafiador, mas ao mesmo tempo acolhedor para que aquilo que errar hoje possa ser o sucesso de amanhã”, finaliza o finalista do Prêmio IEL.
Aline Zorzetto, bolsista de Inovação no Laboratório Teuto Brasileiro, em Anápolis, a 55 km de Goiânia, concorrerá ao prêmio na categoria Artigo Inovador. A finalista venceu em duas categorias: “Projeto Inovador” e “Artigo Inovador”, na edição estadual, realizado em agosto deste ano. Para a disputa nacional, o projeto contemplado dela é um programa de desenvolvimento de medicamentos.
“Os estudos de pré-formulação, onde nós avaliamos as propriedades físico-químicas de fármacos e excipientes, além de prever interações e possíveis rotas de degradação. A partir desses estudos são gerados relatórios que servirão de base para o desenvolvimento de medicamentos genéricos, similares e inovações incrementais”, explica Aline Zorzetto, ao g1.
Para ela, a inovação dentro da indústria permite enfrentar desafios e transformar oportunidades em resultados. “Através da nossa busca incessante por novas soluções e abordagens criativas, buscamos não apenas atender as demandas do presente, mas antecipar as necessidades futuras e estabelecer novos padrões de excelência”, disse Aline.
LEIA TAMBÉM:
IEL Carreiras: Conheça nova plataforma de estágio
Prefeitura de Goiânia inicia renovação de matrículas para estudantes veteranos nesta segunda-feira
Professoras de Goiânia acertam o tema da redação dois meses antes do Enem; vídeo
Aline Zorzetto pontua que o projeto proposto busca reduzir ainda custos e tempo de desenvolvimento de medicamentos, mas com foco na qualidade e segurança dos produtos. “Assim, com resultados melhores, esperamos produzir medicamentos mais eficazes e um portfólio ampliado para aumentar a competitividade da empresa no mercado interno e externo”, salienta.
Outros finalistas
Os demais finalistas são: Luidy Tavares Teles, da Faculdade de Tecnologia Senai Ítalo Bologna. Ela também integra a modalidade de “Estagiário Inovador”. Na modalidade “Empresa Inovadora” estão como finalistas: Bai Minimercados, Opus Incorporadora e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Goiás. Em “Educação Inovadora”: a Escola Senai Vila Canaã. Na categoria “Inova Talentos” – modalidade “Projeto Inovador”, a finalista é Ana Caroline Dias, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás. Na modalidade “Artigo Inovador”, outra finalista é Maria Vitória França, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás.
Categoria: Estágio
Modalidade: Estagiário Inovador
Luidy Tavares Teles, Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna
Salomão de Souza Gondim, GMPR Advogados
Modalidade: Empresa Inovadora
Bai Minimercados
Opus Incorporadora
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Goiás
Modalidade: Educação Inovadora
Escola SENAI Vila Canaã
Categoria: Inova Talentos
Modalidade: Projeto Inovador
Ana Caroline Dias, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás
Modalidade: Artigo Inovador
Aline Zorzetto Lopes, Laboratório Teuto
Maria Vitória França, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás
O Prêmio IEL de Talentos foi criado em 2005. Inicialmente, a premiação era conhecida como Prêmio IEL de Estágio, mas ao longo dos anos foi reformulado e passou a reconhecer também bolsistas do “Inova Talentos”. O programa da entidade recruta pesquisadores para desenvolver projetos de pesquisa e desenvolvimento nas empresas. Segundo o IEL, até o ano passado foram mais de 250 prêmios entregues para estagiários, bolsistas do Inova, empresas e instituições de ensino de todo país.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
Finalistas Salomão e Aline, junto com vice-presidente da Fieg e diretor do IEL Goiás, Flávio Rassi. Ela venceu duas categorias estaduais
Divulgação/IEL
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.