Esquema de Corrupção no DNIT é alvo de Operação em Santa Catarina e outros seis estados

Na manhã desta terça-feira (5), uma operação de combate à corrupção foi deflagrada contra um esquema envolvendo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Denominada “Rolo Compressor,” a ação foi executada pela Receita Federal, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU), cumprindo 54 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina e outros seis estados, além do Distrito Federal.

A operação é um desdobramento de investigações iniciadas em janeiro de 2022, focadas em apurar crimes de corrupção, fraudes em licitações e desvios de recursos públicos. Segundo as autoridades, funcionários da Superintendência do DNIT no Paraná estariam envolvidos, recebendo valores ilícitos de empresas contratadas pelo órgão entre 2011 e 2022.

De acordo com o auditor fiscal Leandro Cavichioli Peixoto, o levantamento patrimonial revelou enriquecimento incompatível entre os investigados. “Um engenheiro, que em 2011 possuía R$ 100 mil em bens, chegou a um patrimônio de R$ 2,9 milhões em uma década”, exemplificou Peixoto, ressaltando o aumento de 29 vezes no valor declarado.

A investigação apontou fraudes em processos licitatórios, falhas graves na celebração de contratos, e inexecuções que resultaram em prejuízos ao erário público. Para ocultar os recursos obtidos ilegalmente, foram utilizadas empresas de fachada, sem estrutura operacional ou funcionários, apenas para a lavagem de dinheiro, conforme destacou a Receita Federal.

Com aproximadamente 239 policiais federais, 12 auditores-fiscais e analistas tributários da Receita, além de servidores da CGU, a operação realizou buscas em cidades como Florianópolis e Itajaí (SC), e em Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rondônia, São Paulo e no Distrito Federal. As ordens judiciais incluíram ainda o bloqueio de bens, imóveis, veículos de alto valor e ativos financeiros dos envolvidos, como medida para recuperação dos prejuízos ao erário.

Fonte: NSC Total

Adicionar aos favoritos o Link permanente.