Homem espancado por ex da namorada em Ribeirão Preto tem melhora no quadro de saúde, diz família


Francisco Machado Fortuna foi atacado no meio da rua, quando chegava à casa dele na quinta-feira (31). Agressor teve a prisão preventiva decretada, mas está foragido. Homem agredido pelo ex da namorada em Ribeirão Preto tem melhora no estado de saúde
O entregador Francisco Machado Fortuna, de 43 anos, espancado pelo ex-marido da namorada dele em Ribeirão Preto (SP), apresentou melhora no quadro de saúde, mas a situação ainda inspira cuidados.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Francisco está internado na ala vermelha da unidade de emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE) desde quinta-feira (31), quando foi brutalmente atacado na porta de casa.
Familiares estão otimistas com a recuperação e informaram nesta segunda-feira (4) que ele está se movimentando e que os médicos planejam a retirada de alguns sedativos para reavaliação do quadro.
A vítima sofreu afundamento de crânio, perdeu todos os dentes e sofreu danos na visão. Na sexta-feira (1), a família de Francisco disse que ele passaria por cirurgias de reconstrução do nariz e da orelha.
Francisco Machado Fortuna Ribeirão Preto, SP
Arquivo pessoal
Agressor foragido
Apontado pela Polícia Civil como autor do crime, o motoboy Daniel Valeriano de Brito, de 39 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça, mas ainda não foi localizado e é considerado foragido.
O espancamento foi registrado por câmeras de segurança no bairro Avelino Alves Palma. O vídeo mostra quando Daniel surpreendeu a vítima no momento em que ela chegava em casa (veja no início da matéria).
Com porte físico em vantagem, Daniel desestabilizou Francisco com uma série de murros na cabeça até que ele caiu no chão. Em seguida, Daniel passou a chutar a cabeça de Francisco, já desacordado, e usou o capacete para golpeá-lo repetidas vezes na cabeça.
O agressor ainda virou o corpo da vítima e a esganou. O ataque durou cerca de três minutos.
Daniel Valeriano de Brito Ribeirão Preto, SP
Arquivo pessoal
Segundo o delegado seccional de Ribeirão Preto, Sebastião Vicente Picinato, Daniel possui personalidade agressiva, voltada à prática de crimes graves, e tem condenações anteriores por tentativa de homicídio em 2004 e 2010.
“As imagens revelam uma pessoa totalmente fora da curva da normalidade, extremamente agressiva, com total desprezo ao semelhante, com uma saraivada de socos, chutes, capacetadas, ao ponto de a vítima estar internada em estado gravíssimo”, disse Picinato.
Para Picinato, Daniel não só premeditou o crime, por não aceitar o novo relacionamento da ex-mulher, como agiu para matar. Ele foi indiciado por tentativa de homicídio doloso, motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
“Ele atacou a vítima de surpresa, já iniciou a agressão, você observa uma desproporção entre a compleição física do autor e da vítima. Após ter sido abatida, desacordada no chão, ele volta e tenta uma esganadura, uma asfixia mecânica pra ceifar a vida dele, então não resta dúvida que a ação dele visava matar a vítima”, afirma.
Até o momento, o g1 não localizou a defesa de Daniel para comentar o assunto.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.