Escola no AC é interditada após inspeção que identificou problemas estruturais e de higiene


Inspeção foi feita pelo MP-AC e Vigilância Sanitária de Acrelândia, no interior do Acre, na última quinta-feira (31) e Escola Marcílio Pontes segue interditada. SEE-AC diz que providências já foram tomadas, e que espaço escolar segue como local de prova do Enem, que ocorre nos dias 3 e 10 de novembro. Escola Estadual de Ensino Fundamental Marcílio Pontes fica em Acrelândia e foi interditada por problemas estruturais no Acre
Asscom/MP-AC
A escola estadual Marcílio Pontes foi interditada na última quinta-feira (31) pela Vigilância Sanitária Municipal e Ministério Público (MP-AC) após inspeções que identificaram falhas que comprometem a segurança dos estudantes. A instituição de ensino fica no município de Acrelândia, distante 105 km de Rio Branco, e é de ensino fundamental. A Secretaria de Educação e Cultura (SEE-AC) disse que as providências já foram tomadas. (Veja mais detalhes abaixo)
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O MP, por meio da Promotoria Cumulativa de Acrelândia e do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), identificaram a ausência de extintores de incêndio, de laudos atualizados da Vigilância Sanitária, além de irregularidade no acondicionamento de alimentos, deficiências na estrutura da cozinha e aparelhos de ar-condicionado sem funcionamento.
A inspeção identificou também problemas na fiação elétrica, esgoto ao ar livre e falta de água para o consumo humano, e além disto, os alunos foram liberados mais cedo pela falta de merenda escolar.
O promotor de Justiça Daisson Teles afirmou que a saída para manter a segurança de alunos e funcionários era interditar o espaço. “Já estamos em contato direito com a Secretaria de Educação para sanar os problemas para a escola poder retornar as aulas”, disse.
Escola Marcílio Pontes dos Santos, em Acrelândia, interior do Acre
Reprodução/Google Street View
Ainda segundo o promotor, a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está mantida para não prejudicar os estudantes.
“As provas do Enem estão mantidas, e a Secretaria de Educação já providenciou o envio de água mineral para o local. A escola foi interditada apenas para as atividades escolares diárias, mas estará excepcionalmente aberta para a realização do exame”, explicou.
SEE-AC se posiciona
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE-AC) disse que todas as providências em relação à escola já foram tomadas, e reforçou que o espaço seguirá como local de prova do Enem.
“Sendo dirimidos todas as questões pendentes para o funcionamento da unidade escolar e, portanto, a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na referida escola está garantida”, disse Reginaldo Prates, secretário de Educação em exercício.
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.