Roraima tem mais de 239 mil pessoas endividadas, o equivalente a 37% da população


‘Feirão Limpa Nome’, da Serasa, é alternativa para renegocias dívidas e sair do vermelho. Mutirão segue até 29 de novembro. Dívidas podem ser renegociadas com até 99% de desconto
Divulgação/Serasa
Roraima tem 239.587 pessoas endividadas, o equivalente a 37% da população total que vive no estado. O dado é da Serasa, que nesta semana iniciou o mutirão “Feirão Limpa Nome” com descontos de até 99%. A ideia é que os consumidores renegociem ou quitem dívidas em aberto até 29 de novembro.
📲 Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
💰 O valor médio das dívidas por pessoa no estado é de R$ 4.300,14, conforme o dado mais recente, de setembro, do “Mapa da Inadimplência” da Serasa. Somado, o valor total das dívidas chega a R$ 1.030.258.136,37.
“Em janeiro, havia 237.081 pessoas inadimplentes no estado, e esse número subiu gradualmente, chegando a 239.587 em setembro”, detalhou a empresa. A população do estado é de 636.303 pessoas, conforme o Censo de 2022 do do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Veja mês a mês a quantidade de pessoas endividadas no estado:
O Mapa mostra ainda que o setor de serviços lidera o número de endividados: ao todo, são 253.5677 mil pessoas (28,13%), seguido das contas básicas como água, luz e gás, com 181.1198 mil pessoas (20,30%), além de bancos e cartões, com 163.0078 mil pessoas (18,11%).
‘Feirão Limpa Nome’
📋 O “Feirão Limpa Nome” segue até o dia 29 de novembro e reúne mais de mil empresas de diversos segmentos. A novidade deste ano é que os consumidores podem escolher uma data de vencimento unificada e quitar todas as dívidas em um único boleto ou chave Pix.
“Com as contas dispersas, é difícil acompanhar todas as datas de pagamento e ter todos os valores em mente o tempo todo. Ao consolidar as dívidas num só documento, reduzimos o risco de o consumidor se perder, ter de pagar juros e multas por atraso e ainda ficar com o nome negativado”, explica Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome.
As negociações do mutirão nacional podem ser feitas pelo aplicativo, disponível no Google Play e App Store, e também por meio do site da Serasa. Consumidores podem negociar dívidas de empresas de varejo, bancos, telecomunicações, água, energia, e mais.
Confira o passo a passo para negociar:
1º Passo – Baixe o app da Serasa
Faça o download do aplicativo da Serasa no celular (disponível para Android e iOS), digite o seu CPF e preencha um breve cadastro. Ao acessar a plataforma, todas as informações financeiras do consumidor já aparecerão na tela, como a existência de possíveis dívidas e a pontuação do Serasa Score.
2º Passo – Escolha a oferta
Após selecionar a opção “Ver detalhes”, é possível verificar as condições oferecidas para pagamento com o desconto do Serasa Limpa Nome já aplicado. Basta clicar em uma das dívidas disponíveis e serão apresentadas as opções para renegociar cada débito.  Para fazer um acordo, clique no campo “Negociar” em cada uma delas.  
3º Passo – Revise e finalize o acordo
Escolha a opção que desejar e a forma de pagamento de sua preferência. Caso seja boleto, você pode copiar o código, baixar ou solicitar o envio via WhatsApp. Se optar pela opção do Pix, selecione o dia para vencimento e a quantidade de parcelas desejada. Depois, confirme as informações, revisando todas as condições apresentadas, e clique em “Fechar acordo”.  
4º Passo – Faça o pagamento do débito
Ao fechar seu acordo, você deve realizar o pagamento de acordo com as condições definidas na etapa anterior. Para pagar com o Pix, clique em “Copiar chave Pix” e cole no aplicativo da instituição bancária para prosseguir.   
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.