Após chuvas abastecerem o Rio Uberaba, Codau encerra o Plano de Contingenciamento da Seca


O plano teve início no dia 21 de agosto e durou 71 dias, dos quais tiveram dias nos quais os reservatórios foram parcialmente fechados por algumas horas. Barragem de nível na Estação de Captação da Codau no Rio Uberaba
Codau/Divulgação
Por conta das últimas chuvas, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) encerrou o Plano de Contingência de Abastecimento de água para Uberaba nesta quarta-feira (30). A medida, que durou 71 dias, começou no dia 21 de agosto por conta da intensa seca que atingiu a cidade.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Segundo a Codau, nesta quarta completa 10 dias de reservatórios abertos e com o Rio Uberaba abastecendo o município sozinho. Depois de cerca de seis meses de seca, o acumulado de chuva em outubro foi de 250,5 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A recuperação da vazão do rio proporcionada pelas últimas tempestades já ultrapassou os 5.000 litros/segundo, o que dá a segurança máxima exigida para o Sistema de Abastecimento de Água. A média da vazão do rio em outubro foi de 1.200 litros/segundo.
Nesses 10 dias, o abastecimento seguiu sem o apoio do sistema de transposição do Rio Claro. No entanto, os motores desse rio não serão desmontados. Dos 71 dias nos quais a medida esteve em vigor, foram:
14 dias com os reservatórios fechados por sete horas e meia;
33 dias com todos fechados por 12 horas;
24 dias com reservatórios abertos, em dias alternados.
“O plano deu respostas com eficiência para a cidade”, afirmou o presidente da Codau, Rui Ramos.
Ainda segundo a Codau, apesar do plano ter sido finalizado, ainda há importantes fatores para assegurar a estabilidade da vazão do Rio Uberaba. Uma delas é a recarga dos lençóis freáticos do rio e dos afluentes dele, e a outra é um longo período chuvoso.
A professora de hidrologia e climatologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Patrícia Diniz, explicou que haverá uma recarga ideal do lençol freático do rio somente a partir do segundo ou terceiro mês de chuvas significativas, acima de 70 mm mensais.
Terceira bomba do sistema de transposição é acionada e Rio Uberaba passa a receber cerca de 400 litros de água por segundo do Rio Claro
Há quase 100 dias sem chuva, segunda bomba de transposição do Rio Claro é ligada em Uberaba
Com redução significativa da vazão do Rio Uberaba, Codau aciona sistema de transposição do Rio Claro
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.