Após duas semanas sem imunizante, Florianópolis recebe vacina contra covid-19; veja onde tomar

O estoque de doses de vacina contra covid-19 em Florianópolis foi reposto nesta terça-feira (29). Os postos de saúde que registravam falta dos imunizantes voltam a vacinar na quinta-feira (31), informou a Secretaria de Saúde da Capital.

doses de vacina contra a covid-19 em Florianópolis

Doses de vacina contra covid-19 em Florianópolis foram repostas nesta terça – Foto: Secretária de Estado da Saúde/Divulgação/ND

Conforme o painel de dados da Secretaria da Saúde de Santa Catarina, o número de casos de covid-19 na Grande Florianópolis passou de 31 para 57 positivos nas últimas duas semanas.

Duas pessoas morreram pela doença na região em outubro. Na última quinta-feira (24), um homem de 66 anos, sem comorbidades, faleceu em Palhoça. A outra vítima foi um homem de 94 anos, com comorbidades, morreu em Florianópolis em 3 de outubro.

A remessa de vacina contra covid-19 foi enviada pelo Ministério de Saúde para Santa Catarina após três meses sem novos envios.

Em Florianópolis, o estoque para vacina contra covid-19 infantil acabou em 13 de outubro, enquanto imunizante para adolescente/adulto acabou no dia 15 deste mês. Além disso, as vacinas para pessoas com mais de 12 anos estavam para vencer em outubro no Estado.

As doses, atualizadas com a variante XBB 1.5, são aptas para aplicação em crianças e adultos do grupo prioritário. A vacina contra covid-19 está disponível no Espaço Imuniza Floripa e será entregue às demais unidades de referência do município nesta quarta-feira (30).

Onde encontrar vacina contra covid-19 em Florianópolis

  • Espaço Imuniza Floripa (Policlínica da Mulher e da Criança);
  • Centros de Saúde dos bairros: Canasvieiras, Rio Vermelho, Saco dos Limões, Costeira do Pirajubaé, Abraão e Monte Cristo;
  • Van da Vacinação (localização disponível nas redes sociais @saudepmf).

Conforme o Ministério da Saúde, a vacinação semestral é indicada para pessoas com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas e gestantes e puérperas.

A imunização anual é recomendada para os grupos prioritários: pessoas vivendo em instituições de longa permanência e trabalhadores dessas unidades; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade (maiores de 18 anos); funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Já o esquema primário, ou seja, indicações para aqueles que nunca vacinaram antes, consiste em: duas doses, com intervalo de 4 semanas, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos; uma dose para população acima de 5 anos e sem vacinação prévia; três doses, com intervalos de quatro e oito semanas respectivamente, para pessoas imunocomprometidas a partir de 6 meses de idade.

Caso a população tenha qualquer dúvida sobre o enquadramento nos grupos citados e a necessidade de vacinação contra a Covid-19, ligue no Alô Saúde Floripa por meio do 0800 333 3233.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.