Vídeo mostra foguete disparado de Gaza estourando no céu antes de explosão em hospital

Um vídeo feito pela rede notícias Al Jazeera parece mostrar um foguete disparado a partir da Faixa de Gaza explodindo durante o voo acima da cidade de Gaza, o que teria acontecido momentos antes de uma explosão no Hospital Batista Al-Ahli.

Ainda não está claro se esses eventos estão relacionados. A CNN continua conduzindo sua própria investigação sobre a explosão no hospital e ainda não a concluiu.

As autoridades em Gaza culparam Israel, enquanto o país afirmou que sua inteligência indicou que a causa foi um lançamento de um foguete pela Jihad Islâmica que não deu certo. O grupo armado negou isso.

O vídeo começou a se analisado pela CNN na terça-feira (17), logo após a explosão. Desde então, as Forças de Defesa de Israel (IDF) apontaram este vídeo como prova de que não foram responsáveis pelo incidente na unidade de saúde.

Assista ao vídeo compartilhado pelas Forças de Defesa de Israel:

A CNN comparou edifícios próximos no vídeo para localizá-los geograficamente em uma área a oeste do hospital.

O vídeo foi transmitido ao vivo por uma câmera da Al Jazeera voltada para o leste e capturou a trilha do foguete subindo no ar poucos segundos após seu lançamento. A hora na tela marca 18h59, no horário local.

Ao localizar geograficamente de onde o vídeo da Al Jazeera foi feito e a direção em que foi capturado, a CNN determinou que o foguete foi disparado de uma área ao sul da cidade de Gaza. O projétil pode ser visto subindo, até que, de repente, vira para cima no ar.

O foguete então é visto fazendo uma curva acentuada de volta na direção de onde foi disparado. Uma faixa de fogo é vista enquanto ele voa significativamente mais rápido, continuando na direção em que foi disparado.

Veja também — CNN tem acesso à preparação do Hamas para ataques terroristas contra Israel

De repente, o artefato é explode em pleno voo, bem acima da cidade de Gaza. A trilha do foguete não está mais visível. A partir do vídeo, não está claro onde o foguete caiu.

O coronel aposentado Cedric Leighton disse à CNN, depois de analisar o vídeo, que ele “é consistente com um foguete com defeito”.

“As ‘luzes’ são consistentes com um foguete queimando combustível enquanto tenta atingir altitude. A explosão aérea é consistente com o tipo de explosão que você veria quando um foguete tivesse uma falha”, explicou Leighton.

Momentos após a explosão no ar, um flash de luz é visto no leste em direção ao solo. À medida que a câmera se move para baixo, é vista uma explosão em outra área do leste da Cidade de Gaza.

Então, um segundo flash de luz – uma explosão – é visto no complexo do Hospital Batista Al-Ahli.

Há apenas uma trilha de foguete vista no vídeo. Se o foguete que estava subindo fosse interceptado por outro foguete, haveria outro rastro.

O sistema Domo de Ferro está programado para interceptar apenas foguetes que são identificados para explodir em Israel. Entretanto, a explosão mostrada no vídeo acontecer no meio de Gaza e uma intercepção tão longe seria incomum, de acordo com o correspondente da CNN em Jerusalém Hadas Gold.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vídeo mostra foguete disparado de Gaza estourando no céu antes de explosão em hospital no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.