Indústrias investem em programas de qualificação profissional

A indústria catarinense tem a educação como uma das ferramentas mais poderosas para a transformação da vida dos trabalhadores. É uma das bases em que o setor investe intensamente para oferecer aos colaboradores a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e habilidades.

Foi assim que Maria Rosa Bonfanti descobriu como construir caminhos sólidos para avançar rumo ao sucesso profissional. Duas décadas atrás, ela entrou na unidade da JBS de Forquilhinha, no sul do estado, com um único sonho. “Eu entrei aqui na empresa para comprar uma geladeira, né?”, conta.

Quando foi contratada pela JBS como auxiliar de produção, Bonfanti terminava os estudos básicos pela EJA (Educação de Jovens e Adultos). Naquela época, a jovem do interior nem imaginava o quanto a educação mudaria sua vida.

A tão sonhada geladeira foi comprada. Porém, conquistas ainda mais significativas chegariam por meio da indústria e do conhecimento. A faculdade, que parecia algo distante, tornou-se realidade.

“Eu fiz engenharia de produção. Era um sonho desde a infância.”

indústria

A qualificação profissional transformou a vida da Maria Rosa Bonfanti – Foto: Matheus Nunes/Divulgação ND

A qualificação fez Maria Rosa Bonfanti subir os degraus do reconhecimento e do sucesso profissional. De auxiliar, ela chegou a coordenadora de produção de uma das maiores companhias de alimentos do mundo, presente em mais de 50 países. Hoje, lidera uma equipe de 700 colaboradores.

“Tenho orgulho de dizer isso porque vim de uma família muito pobre. Eu não imaginava que conseguiria chegar até aqui. A empresa reconhece cada passo que a gente dá.”

Bonfanti nunca deixou de sonhar. “Este ano eu troquei de carro. Agora vou construir minha casa.”

Sala de aula

O setor industrial tem transformado o chão das fábricas em verdadeiras salas de aula em todas as cidades de Santa Catarina. Cada indústria potencializa o conhecimento específico de seu setor para agregar valor e qualidade aos produtos fabricados, bem como para possibilitar o crescimento intelectual dos trabalhadores.

A JBS é um dos exemplos de como a indústria está empenhada em abrir as portas do conhecimento e da educação de qualidade para os colaboradores.

“Nosso objetivo aqui é gerar melhores oportunidades e ter pessoas mais qualificadas para a companhia, e, obviamente, a companhia ter melhores resultados”, descreve Christopher Woods, diretor de Recursos Humanos da JBS.

indústria

“Para você aprender, crescer, desenvolver e evoluir. É a forma que a gente olha para o colaborador”, Christopher Woods, diretor de Recursos Humanos da JBS – Foto: Matheus Nunes/Divulgação ND

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio de todas as plataformas ligadas ao Sistema S, tem levado ferramentas e cursos, muitos deles gratuitos e de fácil acesso, aos mais de 900 mil trabalhadores que atuam na atividade industrial catarinense.

“A educação é a principal mola que realmente transforma a vida das pessoas. A partir da elevação da escolaridade básica, o trabalhador consegue redefinir sua trajetória de sucesso, o que permite novas oportunidades de vida”, avalia Thiago Korb, gerente de educação básica e cultura da FIESC.

indústria

“A partir da educação a gente vê dignidade de vida, melhora a qualidade de vida e tem acesso a oportunidades”, Thiago Korg, gerente de educação básica e cultura da FIESC – Foto: Matheus Nunes/Divulgação ND

Maria Rosa Bonfanti reconhece como fundamental essa relação entre oportunidade de trabalho na indústria e investimento em educação, que pode redesenhar planos para o futuro, ampliar horizontes e mudar realidades. “A indústria é a ponte. Ela proporciona a realização dos teus sonhos.”

Trabalhe na Indústria

Em 2021, a FIESC criou a plataforma Emprego Já para estimular o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina. A ferramenta gratuita funciona como elo entre as empresas e as pessoas que buscam oportunidades no mercado de trabalho.

Empresários podem cadastrar as vagas disponíveis nas empresas e consultar os mais de 86 mil currículos ativos. Quem busca emprego também pode se cadastrar, sem qualquer custo, e acessar as vagas disponíveis. Para utilizar o sistema, basta acessar o site trabalhenaindustria.com.br.

A FIESC não faz a intermediação das contratações, a relação de interesse é feita diretamente entre as empresas e os candidatos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.