Operação ‘Verão sem fogo’ prevê contratação de brigadistas e poços que não foram perfurados em 2023


Governador Antonio Denarium (PP) decretou, nesta terça-feira (29), operação para combater os efeitos da estiagem e prevenir incêndios florestais. Governador Antônio Denarium decreta operação “Verão sem fogo” para combater efeitos da estiagem em Roraima.
Caíque Rodrigues/g1 RR
Para combater os efeitos da estiagem, como uma possível crise no abastecimento de água, e prevenir incêndios florestais nos 15 municípios de Roraima, o governo do estado decretou, nesta terça-feira (29), a operação “Verão sem fogo”. Um efetivo de 300 brigadistas e bombeiros militares vai atuar na ação, que se inicia nesta quarta-feira (30), e 28 poços artesianos devem ser perfurados em todo o estado.
Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
A operação acontece diante da regressão do rio Branco. Principal fonte de água potável que abastece a casa de moradores de Boa Vista, o rio voltou a secar.
Em junho, dois meses após atravessar a segunda maior seca da história, o rio Branco marcava 6,61 metros. Agora, o volume é de 1,06 metros e representa “uma das maiores preocupações da operação”, segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Anderson Carvalho de Matos.
Para combater uma possível falta de água, serão construídos 15 poços em Boa Vista e 13 no interior do estado. Eles são remanescentes da operação “Verão Seguro”, deflagrada em outubro do ano passado, quando foi estimado a perfuração de mais 50 poços. Atualmente, eles ainda estão em andamento.
Ao g1, James Serrador, presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), empresa responsável pelo abastecimento de água no estado, informou que a construção dos poços é um processo demorado e que, conforme a necessidade de demanda, a companhia deve construir mais.
“É um processo demorado e complexo, mas a gente já perfurou 13 poços no interior do estado, a gente focou mais no interior do estado nesses primeiros meses, e agora estamos perfurando poços também em Boa Vista. Já foram perfurados cinco poços em Boa Vista, tem mais 15 para serem perfurados em bairros que a gente já identificou baixa pressão, por exemplo, Jardim Floresta, Operário, Treze de Setembro, enfim, esses locais em que a gente identificou essa baixa pressão pela nossa gerência de produção de água. A gente vai perfurar poços em Boa Vista, se precisar mais a gente contrata mais poços, tanto para Boa Vista como para o interior do estado”, disse.
De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, Roraima já registrou 4.848 focos de calor desde janeiro deste ano. O pico ocorreu em fevereiro, quando foram 2.057 focos, um recorde se comparado a outros anos.
O decreto que regulariza a operação foi assinado pelo governador Antônio Denarium (PP) durante coletiva de imprensa no Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo de Roraima, no Centro de Boa Vista.
Participaram também o vice-governador Edilson Damião (Republicanos), o chefe da Casa Civil, Flamarion Portela, representantes da Defesa Civil Estadual e o comandante-geral da Polícia Militar, Miramilton Goiano.
*Essa reportagem está em atualização
Adicionar aos favoritos o Link permanente.