Professores do MS são finalistas no Prêmio Professor Transformador 2023

professores-do-ms-sao-finalistas-no-premio-professor-transformador-2023

professores-do-ms-sao-finalistas-no-premio-professor-transformador-2023


Iniciativa que busca reconhecer e valorizar projetos educacionais transformadores, terá vencedores divulgados na próxima semana no evento Bett Brasil. Selecionados dentre mais de 2.800 inscritos, dois professores do Mato Grosso do Sul são finalistas do Prêmio Educador Transformador.
Reprodução
Dois professores do estado de Mato Grosso do Sul se destacaram em âmbito nacional e são finalistas do Prêmio Educador Transformador 2023. A premiação prestigia projetos nas áreas de inovação e empreendedorismo, desenvolvidos em escolas particulares e públicas de todo o país, e é uma união de duas iniciativas voltadas para o reconhecimento docente: Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora e o Prêmio Professor Transformador da Bett Brasil e Instituto Significare.
Selecionados dentre mais de 2.800 inscritos, os professores de MS concorrem em categorias diferentes. Thiago Gonçalves, que atua em Campo Grande, é finalista na categoria Educação Profissional Técnica de Nível Médio; e Josyane da Silva, docente de Rio Verde de Mato Grosso, concorre na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA). O trabalho desenvolvido pelos educadores é um exemplo de como o ambiente escolar pode ser utilizado para estimular o surgimento de ideias inovadoras e inspirar crianças e adolescentes a construírem um futuro melhor para o país.
No Senac, o professor Thiago confeccionou junto com os estudantes, uma ferramenta para auxiliar pessoas com baixa visão ou deficiência visual a fazerem compras no mercado. Denominado programa “Inclusão e acessibilidade nos supermercados – Acessando Possibilidades”, a iniciativa utiliza um sensor de presença que é programado por uma placa de prototipagem eletrônica. Quando a pessoa se aproxima, ela emite um sinal sonoro para possibilitar que o cliente localize placas informativas em braile dentro dos supermercados, assim como diferentes sessões e até produtos.
Alunos participaram do processo de idealização e implementação do sistema.
Reprodução
“Minha intenção com o projeto era poder, não só ensinar o conteúdo, mas incentivar o pensamento crítico e reflexivo nos meus alunos, além da empatia. Com práticas de prototipação e teste de possíveis soluções, pode surgir um novo produto que impacte realmente no mercado local/regional e positivamente a vida de outras pessoas”, relatou o professor.
Já o projeto desenvolvido pela professora Josyane foi voltado para a promoção da cultura local e resgate do sentimento de pertencimento por parte dos estudantes. Como Rio Verde de Mato Grosso está localizado no território da maior planície alagável do planeta e a cidade é conhecida como Mirante do Pantanal, o trabalho proposto por ela permitiu que os alunos do EJA revivessem as lembranças de quando eram crianças, utilizando frutas típicas do cerrado.
Chamado de “Memórias de uma infância pantaneira”, o projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Aurelino Ataíde de Brito. Além do registro das recordações, fez parte da ação a plantação de árvores frutíferas e o preparo de bolos e salgados que resultou na elaboração de um livro de receitas. No município, as ações como essa, voltadas para o fomento à educação empreendedora nas escolas foram promovidas por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, desde 2021.
O caderno de receita onde os partos são anotados foram confeccionados pelos próprios alunos com materiais naturais da região.
Reprodução
Além das iniciativas que concorrem à etapa final da premiação, neste ano, Mato Grosso do Sul contou com 70 projetos pré-selecionados para o Prêmio Educador Transformador. Segundo a gestora estadual do programa Educação Empreendedora, Priscila Veloso, esse número alto de iniciativas representa uma evolução das escolas do estado na implementação de metodologias que fomentem a educação empreendedora. “Ter dois finalistas na premiação é uma alegria muito grande, pois mostra que temos conseguido incentivar esses educadores, para que eles inovem cada vez mais em sala de aula e para que possam contribuir com uma mudança positiva na nossa sociedade”, afirma.
Os vencedores serão divulgados na Bett Brasil, o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, que acontecerá do dia 9 a 12 de maio, em São Paulo. Serão sete premiados, um em cada categoria, e como prêmio é uma Bolsa integral no curso de MBA em Educação Empreendedora e mais cinco bolsas integrais para as instituições de cada um dos vencedores.
Educação Empreendedora
O Sebrae entende que a educação deve ser transformadora, incentivando as pessoas a quebrar paradigmas e desenvolvendo habilidades e comportamentos empreendedores, atendendo aos preceitos estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o Sebrae desenvolveu metodologias e ferramentas pedagógicas adequadas à promoção da competência empreendedora, de forma multidisciplinar, em todos os níveis de ensino, integrando conteúdo à prática.
O Programa Educação Empreendedora, que já alcançou mais de 5 milhões de crianças e jovens de todo o país, desenvolve o empreendedorismo como um projeto de vida, a partir de conhecimentos de assuntos como cooperação, pensamento crítico, comunicação, entre outros.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo e-mail [email protected].

Adicionar aos favoritos o Link permanente.