Homem é preso por provocar incêndio que destruiu 160 hectares na Serra dos Mascates, em Valença


Segundo a Polícia Civil, ele colocou fogo no terreno da casa dele e chamas se espalharam para a serra. Ele já havia sido notificado duas vezes pelo Inea pela prática de queimadas de lixo doméstico. Homem é preso por provocar incêndio que destruiu 160 hectares da Serra dos Mascates
Um homem foi preso na terça-feira (24) por provocar o incêndio que atingiu o Monumento Natural da Serra dos Mascates, em Valença (RJ).
O incêndio começou no dia 22 de agosto e só foi totalmente extinto no dia 25. De acordo com a Polícia Civil, as chamas destruíram 160 hectares de vegetação.
Ainda segundo a Polícia Civil, as investigações apontaram que ele colocou fogo no próprio terreno e as chamas se espalharam para a serra e casas vizinhas. Na ocasião, além de perdas materiais, animais acabaram morrendo.
Homem é preso por provocar incêndio que destruiu 160 hectares na Serra dos Mascates, em Valença
Reprodução
“Esse rapaz vinha de maneira reiterada colocando fogo no lixo dentro de sua própria propriedade. Ele já tinha sido por duas vezes notificado por agentes do Inea para que parasse com essa prática. Essa prática com grande potencial de dano ao meio ambiente. Só que ele continuou fazendo essa prática e acabou dando causa à queimada na Serra dos Mascates”, disse o delegado titular de Valença, Roberto Ramos.
Desde então, o caso vinha sendo investigado para identificar o autor do incêndio. A partir de um inquérito apresentado à Justiça, foi expedido um mandado de prisão preventiva contra o acusado.
Vizinhos da localidade e o Corpo de Bombeiros foram ouvidos na delegacia e afirmaram que no dia do início de incêndio viram fumaça saindo na mata e que o tempo estava seco, fazendo com que o fogo saísse de controle, dificultando o combate.
“Nós estamos monitorando qualquer tipo de queimada que ocorra na cidade de Valença e vamos de imediato responsabilizar criminalmente todos aqueles que cometeram esses delitos graves”, finalizou o delegado.
O homem foi encaminhado para a delegacia de Valença e vai responder por incêndio.
Incêndio florestal atinge a Serra dos Mascates, em Valença
Reprodução
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.