Universitários da USP fazem votação para escolher nome de tucano – mascote em São Carlos


Ave marca presença há meses na biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e conquistou o coração dos estudantes. Veja os nomes. Estudantes escolhem nome de tucano que aparece todos os dias na USP São Carlos
Tico, Tuco, Tonico, Teco ou Serginho? Estes são alguns dos nomes de “batismo” que o tucano-mascote da biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) pode receber em votação dos universitários.
Os nomes são colocados em um post-it em uma lousa na biblioteca e em breve será escolhido.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Há meses, o tucano vem chamando a atenção dos alunos do campus com a sua presença diária colorida e alegre. Logo de manhã, ele chega e fica na janela recém-reformada da biblioteca bicando o seu reflexo e dando uns pulinhos.
No outro dia, ele retorna com os mesmos hábitos e conquistou o coração dos estudantes com o status de mascote oficial da EESC.
Tucano ganhou fama e status de mascote entre os estudantes de engenharia da USP São Carlos
Arquivo pessoal
LEIA MAIS
RELEMBRE: Parque Ecológico de São Carlos faz votação para escolher nome de filhote de onça; veja opções
POLÍCIA: PF prende homem suspeito de fabricar armas de fogo com impressora 3D em Araraquara
CRIME AMBIENTAL: Donos de duas propriedades rurais de Araras são multados em mais de R$ 9 milhões por fogo em canavial
Mascote estilizado
Tucano-mascote ganhou uma arte estilizada e em breve será “batizado” pelos universitários da USP São Carlos
Arquivo pessoal
Para os universitários realizarem a votação com o nome do mascote, uma arte estilizada foi feita pela estudante Bianca Antunes Ferri, do curso de engenharia de materiais, que sempre gostou de desenhar.
“Eu quis transmitir o carisma dele porque o pessoal passa por aqui e o vê bicando o vidro, pulando, é um bichinho divertido e bonito . Eu também quis trazer mais cor para a biblioteca”, contou Bianca Antunes Ferri
A estudante de engenharia civil, Natiele Cristina Vanzan Machado comentou que todos ficam animados ao ver o tucano. “Não é algo tão comum ver um tucano pela rua. Ele é basicamente um membro da faculdade”, disse.
Já para Pedro Coelho Diniz da Silva, aluno de engenharia mecatrônica, o tucano tira os estudantes da rotina. Vídeos e fotos são feitas por Pedro para registrar a ilustra presença.
“A gente chega à faculdade com o senso de tenho certas aulas, tenho que passar em bloco x, passar para estudar na biblioteca, e quando vemos ele não é algo que esperamos e dá uma alegria mesmo”, disse.
Nomes do mascote são colocados em post-it na biblioteca da engenharia da USP São Carlos
Fábio de Souza/EPTV
Cuidado e carinho
A chefe técnica da biblioteca, Elenise Maria de Araújo , comentou que o tucano passou a ser um elemento integrador da turma de engenharia e só tem feito bem a todos. Na reforma recente da biblioteca foi pedido pelos universitários um projeto verde, e de certa forma, a ave entendeu o recado.
“Acho interessante essa observação deles sobre a natureza, eles pediram um projeto mais verde, mas a natureza veio junto. O tucano é o aluno e funcionário mais assíduo”, contou.
Aparição urbana
Mas apesar da aparição ser um ponto alto no cotidiano do campus no centro de São Carlos, a presença da ave indica que ela está no espaço urbano em busca de alimento. As constantes queimadas e a destruição do habitat natural influenciam o comportamento.
Segundo a bióloga Anita de Vito, o melhor a fazer ao ver um tucano é deixar ele na dele e evitar dar comida.
“Deixa o animalzinho ali que já não está no ambiente natural dele, o ideal é não alimentar porque as pessoas até podem dar o alimento correto , como fruta, mas uma outra pessoa vê e quer dar outro alimento como pão e bolacha que vai fazer mal”, conclui.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.