Sergipe possui 38 municípios com risco médio de infestação pelo Aedes aegypti


Resultado do Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti foi divulgado pela SES. O Aedes aegypti
CDC/Arquivo
Sergipe possui 38 municípios com risco médio de infestação pelo Aedes aegypti, de acordo com informações do 5º Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta segunda-feira (24), pela Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo a SES, outros 35 estão com risco baixo e somente Salgado registrou índice alto de infestação. O índice satisfatório vai de 0 a 0,9; média infestação de 1,0 a 3,9; e alto risco estando acima de 4,0.
O mosquito provoca doenças como dengue, zika e chikungunya. “Precisamos focar agora nos municípios que estão em médio risco, pois as temperaturas já começam a aumentar e os municípios devem intensificar as ações em virtude do período de verão que está próximo”, explicou a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá.
Ações de combate ao Aedes aegypti,
A SES informou que disponibiliza inseticidas para uso nos pulverizadores costais, indicado para bloqueio de casos e contenção no avanço do vetor em sua fase adulta. Situação de surto ou aumento no número de casos de arboviroses, também pode ser utilizado o carro fumacê – exceto nos períodos de chuva.
A população deve continuar adotando medidas preventivas como retirar o lixo acumulado nos quintais da residência, observar os reservatórios de água e limpar as calhas dos telhados. São algumas precauções básicas para o controle eficaz do mosquito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.