Semae alerta que 17 bairros de Piracicaba podem ficar sem água durante manutenção em ETA: ‘para manter qualidade’, explica


Serviço ocorre nesta segunda-feira (23) e fornecimento deve ser retomado à tarde. Em agosto, autarquia precisou reduzir produção de água tratada em 16% devido à estiagem no período. Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Fino, em Piracicaba
Justino Lucente/Prefeitura de Piracicaba
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba informa que, devido à manutenção programada no sistema de cloração da ETA Capim Fino nesta segunda (23), poderá haver interrupção do fornecimento de água em 17 bairros da cidade até o início da tarde.
O Semae explica que, para a realização da manutenção no sistema de cloração da água, haverá interrupção na operação da ETA, podendo causar períodos de baixa pressão e falta de água em alguns bairros. Veja lista:
📲Participe do Canal do g1 Piracicaba no Whatsapp
Os bairros que podem ter reflexos são:
Jd. Europa
São Dimas
Cidade Jardim
Dois Córregos
Pauliceia
Campestre
Kobayat Líbano
Jupiá
Pau D´Alhinho
Nova Suíça
Dois Córregos
Santa Rita
Cecap
Parque Piracicaba (Balbo)
Boa Esperança
Santana
Santa Olímpia e proximidades
“A manutenção no sistema de cloração é necessária para garantir que o processo de cloração continue operando em sua eficiência para entrega de água tratada segundo os parâmetros de qualidade”, afirma o Semae.
🚰Entenda para que serve sistema de cloração
Os equipamentos do sistema de cloração realizam a etapa do tratamento que consiste na adição controlada de compostos de cloro à água, com o objetivo de eliminar ou inativar microrganismos patogênicos, como bactérias, vírus e parasitas.
O Semae pede a compreensão dos moradores neste período e recomenda a economia de água para aqueles que possuem reservação e assim manter o abastecimento interno até a normalização da rede.
Estiagem
A estiagem enfrentada entre os meses de julho e agosto impactou diretamente na captação de água dos rios de Piracicaba (SP) para tratamento, distribuição e abastecimento da população da cidade.
No dia 22 de agosto de 2024, o nível de oxigenação da água do Rio Piracicaba estava em 5%, segundo resultado de amostra captada para análise pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae). A baixa vazão dos Rios Piracicaba e Corumbataí, que abastecem a cidade, fez a autarquia reduzir em 16% a produção de água tratada em agosto.
A presença de plantas aquáticas no leito do manancial é um dos indícios que existência de matéria orgânica na água e, como consequência, menor nível de oxigênio.
No Rio Corumbataí, responsável por quase 90% do abastecimento da cidade, vazão registrada na manhã no dia 22 de agosto era menor do que três mil litros de água por segundo (m3), quando o volume médio esperado é o dobro disso nesta época do ano.
Em estiagem mais severa, Rio Piracicaba tem pedras aparentes
Edijan Del Santo/EPTV/Arquivo
Qualidade da água 🧪
A qualidade da água “piorou drasticamente” em agosto de 2024, conforme informou a autarquia no período.
A água com bastante presença de amônia demanda uso de mais produtos químicos para tratamento e aumenta o tempo desse tratamento, o que causa instabilidade no abastecimento dos reservatórios, explica o Semae.
“Com a soma de fatores como a baixa qualidade da água – que demanda maior tempo para tratamento, e o aumento no consumo devido às altas temperaturas, que ocasiona uma recuperação mais lenta dos reservatórios, há instabilidade no fornecimento de água tratada, principalmente nos bairros mais distantes dos reservatórios”, comunicou.
Rio Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Confira a seguir medidas para economizar:
Verificar a parte hidráulica dos imóveis, a fim de evitar vazamentos;
Utilizar a água da máquina de lavar para limpeza de quintais;
Fechar a torneira ao escovar os dentes e se ensaboar no banho;
Lavar roupas com carga máxima da máquina de lavar;
Evitar lavar calçadas, quintais e veículos;
Para evitar o desabastecimento, é importante a reservação de água nas residências (caixa d’agua).
☎️Veja como denunciar falta d’água
Em caso de falta de água nos bairros, é possível entrar em contato por meio dos telefones abaixo:
WhatsApp (19) 3403-9608
Central 24h 0800 772 9611 ou disque 115 (somente telefone fixo)

Os chamados também pode ser feito nos postos de atendimento presenciais:
Prédio Sede Semae, localizado na rua XV de Novembro – 2.200, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Prefeitura de Piracicaba, localizada na rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Guichê 16 – Térreo
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região

Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.