Mestra de capoeira que inspira alunos há 30 anos no interior de SP ganha documentário sobre sua história


Lígia Nunes Inácio tem 53 anos e criou sua própria escola de capoeira em Cerquilho (SP). O documentário sobre a vida da mestra foi exibido nesta sexta-feira (20), no Teatro Municipal da cidade. Mestre Lígia tem 53 anos e tem carreira na capoeira desde os anos 1990 em Cerquilho (SP)
Reprodução/Capoeira Lua Mãe
“Uma guerreira na vida e na roda”, é o título do documentário que homenageia a história de Lígia Nunes Inácio, de 53 anos, mãe, avó e Mestra de Capoeira em Cerquilho, interior de São Paulo.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Trazendo representatividade feminina para a arte que se une ao esporte, Lígia iniciou na capoeira nos anos 90, inspirada pelo ex-marido, Mestre Jones. Juntos, eles tiveram quatro filhos, que também são capoeiristas.
“Construí uma carreira de 30 anos, alcançando diversas conquistas em competições. Desde 2019, lidero minha própria escola em Cerquilho, um sonho realizado. Juntamente com meus graduados Natanaeli, Hugo e Charles, fundamos a Escola de Capoeira Lua Mãe”, conta Lígia.
Aulas de capoeira são gratuitas para crianças, jovens e adultos em Cerquilho (SP)
Reprodução/Capoeira Lua Mãe
As aulas da Escola Lua Mãe são ministradas para crianças e adolescente de 4 a 17 anos e adultos de forma gratuita, por meio do projeto da Secretaria de Esportes da cidade, desde 2001 nas escolas municipais.
Além de movimentos da capoeira, a escola busca transmitir uma rica cultura dessa arte, incluindo samba de roda, instrumentação e aspectos históricos.
Ao g1, a mestre capoeirista explicou que a escola se chama “Lua Mãe”, porque a lua é um símbolo de força, feminilidade, criatividade e intuição, além de também representar fases da vida, as mudanças e as transformações. A figura da mãe, mostra o acolhimento e proteção. “Juntas, a lua e a mãe formam uma energia poderosa de cura, conexão e inspiração, assim como a capoeira”.
Aulas da escola de capoeira Lua mãe, em Cerquilho (SP), são gratuitas para crianças e adolescentes
Reprodução/Uma guerreira na vida e na roda
💪🏾🎀’Girl Power’
Lígia é uma figura importante para o incentivo da cultura, educação e esporte no município de Cerquilho. Como mulher preta e Mestra de capoeira, seu objetivo principal é inspirar as próximas gerações de capoeiristas, principalmente as mulheres.
Lígia começou na capoeira inspirada pelo ex-marido, Mestre Jones, em Cerquilho (SP)
Reprodução/Uma guerreira na vida e na roda
“É importante essa representatividade de uma mulher preta que transmite uma arte de resistência e ancestralidade como a capoeira, tanto para as mulheres quanto para todos. Assim, inspiramos gerações futuras, mostrando que é possível alcançar grandes feitos e honrar nossos Mestres e Mestras”, conta.
Para a Mestra, a capoeira é como a vida, que permite todos os dias que as pessoas aprendam algo novo. “Me ensina a ficar atenta, pois, a qualquer momento, posso ser surpreendida. E mesmo quando caio, eu sinto a queda, mas, com a grandeza e beleza dela, me faço levantar e a sorrir e ver que só foi mais um aprendizado”.
Mestre Lígia, de Cerquilho (SP), busca inspirar próxima geração de mulheres na capoeira
Reprodução/Uma guerreira na vida e na roda
🎬Uma guerreira na vida e na roda
O documentário que homenageia Lígia por estes 30 anos de carreira e atividades socias pelo interior paulista foi produzido por outra mulher, a ex-aluna de Lígia, graduada em capoeira, Natanaeli Rodrigues Clemente.
Retratando o impacto da capoeira na vida pessoal e profissional da mestra, o projeto também incluiu depoimentos emocionantes dos filhos dela, alunos e outros mestres.
“Uma guerreira na vida e na roda” foi dirigido por Thiago Roma e o projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo de incentivo a cultura. O documentário teve sua estreia com entrada gratuita no Teatro Municipal de Cerquilho nesta sexta-feira (20).
Documentário sobre Lígia foi produzido por Natanaeli Rodrigues Clemente, em Cerquilho (SP)
Reprodução/Instagram
*Colaborou sob supervisão de Carla Monteiro
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.