Santos terá policlínicas abertas para vacinação neste sábado

santos-tera-policlinicas-abertas-para-vacinacao-neste-sabado

santos-tera-policlinicas-abertas-para-vacinacao-neste-sabado


Dez unidades estarão aplicando imunizantes das 9h às15h30. Policlínicas entram em funcionamento neste sábado para reforçar vacinação na cidade
Isabela Carrari/Prefeitura Municipal de Santos
Dez policlínicas de Santos, no litoral de São Paulo, estarão aplicando doses contra covid-19, gripe e das demais vacinas, neste sábado (13). Os imunizantes estarão disponíveis das 9h às 15h30. (Confira o endereço das policlínicas no final da reportagem)
A aplicação da primeira dose contra a covid-19 acontece em todas as unidades de saúde. Já a vacinação das crianças entre seis meses e menores de 12 anos, será realizada nas unidades Bom Retiro, Caruara, Ponta da Praia, Rádio Clube, Vila Mathias.
Os interessados em receber as vacinas devem apresentar documento com foto, comprovante de residência em Santos, CPF e carteira da campanha com a dose anterior anotada.
As vacinas de rotina que fazem parte do calendário nacional de imunização são oferecidas de acordo com a idade. A lista dos imunizantes disponíveis pode ser conferida no site do Ministério da Saúde.
Gripe
A vacina contra a gripe será aplicada para pessoas a partir de 50 anos de idade, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas imunossuprimidas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, portuários.
Bivalente
O imunizante estará disponível para pessoas a partir dos 35 anos de idade; com comorbidades a partir de 12 anos; imunossuprimidos a partir dos 12 anos; com deficiência permanente (a partir de 12 anos); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde (inclusive residentes e estagiários); pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILPIs) e abrigados a partir de 12 anos de idade e funcionários dessas instituições; quilombolas.
Para as pessoas que tomaram pelo menos duas doses de vacina contra a covid-19, é necessário um intervalo de 4 meses (122 dias) da última dose para ter acesso à dose bivalente. Quem não tem duas doses iniciais, deve completar este esquema inicial para, após 4 meses, ter acesso ao reforço com a vacina bivalente.
O esquema para as pessoas imunossuprimidas é um pouco diferente. Quem não iniciou ou não completou o seu esquema vacinal primário (composto por 3 doses neste caso), pode completar o esquema inicial com a bivalente após 8 semanas da aplicação da segunda dose da vacina monovalente e, após 4 meses (122 dias), completar o esquema com a bivalente.
Para os imunossuprimidos com três doses iniciais no mínimo, a aplicação da vacina bivalente é feita a partir de quatro meses (122 dias) da última dose.
Covid-19
Primeira dose – a partir dos seis meses
Segunda dose – Qualquer pessoa que tenha cumprido o intervalo da primeira dose, de acordo com o preconizado para o imunizante usado anteriormente
Terceira dose do esquema inicial- Apenas para quem tomou Pfizer Baby, após oito semanas da segunda dose
Primeira dose de reforço- Pessoas a partir de cinco anos de idade que tenham cumprido o intervalo da segunda dose ou da dose única, no caso da Janssen
Segunda dose de reforço- Pessoas a partir de 18 anos que tenham cumprido o intervalo de 122 dias (quatro meses) da dose anterior
Policlínicas
Embaré: Praça Coronel Fernando Prestes ,s/nº
Vila Mathias: Rua Xavier Pinheiro, 284
Martins Fontes: Rua Luiza Macuco, 40
José Menino: Rua Carlos Alberto Curado, 77 A
São Bento: Rua das Pedras, s/nº
Vila Progresso: Rua Três, casas 1 e 2
Bom Retiro: Rua João Fraccaroli, s/nº
Rádio Clube: Av. Hugo Maia, s/nº
Caruara: Rua Andrade Soares, s/nº
Vídeos: g1 em 1 minutos Santos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.